Filhote de onça parda, vítima de acidente com colhedeira de cana-de-açúcar, está na APASS
O animal foi encontrado em Frutal do Campo, Cândido Mota
Um filhote macho de onça parda foi encontrado na última sexta-feira, dia 1° de julho, na zona rural de Frutal do Campo, em Cândido Mota, e está se recuperando na Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (APASS).
O animal conseguiu escapar das lâminas de uma colhedeira de cana-de-açúcar e os funcionários de uma usina o levaram para a APASS, no mesmo dia.
"O funcionário da Usina nos contou que havia dois filhotes, mas um morreu, pois não conseguiu escapar da colhedeira, o outro, que é o que está aqui, teve ferimentos nas patas traseira e dianteira do lado direito e na bacia; teve algumas crises de epilepsia, que podem ser pela consanguinidade genética ou algum trauma do acidente. Mas, hoje está bem e não corre risco de morte", conta, Natália Tomaz de Godoy, diretora executiva da APASS.
Natália explica que o animal não pode mais voltar à natureza, pois o Centro Nacional de Predadores (CENAP) determina que um filhote de felino com poucos dias de vida, em contato com ser humano, pode ficar dócil,e não saberá caçar ou mesmo poderá ser presa fácil de caçadores.
"Parabenizo os funcionários da Usina Agrícola Nova América que trouxeram o animal para cá. Na nossa região é frequente o caso de onças, jaguatiricas, morrerem em canaviais, seria bom se outras usinas socorressem também", disse.
Filhote de onça parda, vítima de um acidente com colhedeira de cana-de-açúcar, que está na APASS
Filhote de onça parda no colo da diretora executiva da APASS, Natália Tomaz de Godoy