Escola de Assis realiza plantio de mudas e confecciona cápsula do tempo com alunos
Atividades foram desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente (de 3 a 7 de junho) com alunos do Berçário até o Maternal 2 da EMEI Profº Paulo Mattioli, do Parque Bambu, em Assis
Assessoria de Comunicação
- 10/06/24
- 15:00
- Atualizado há 29 semanas
Acreditando na importância da Educação Infantil para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, a EMEI Prof. Paulo Mattioli, localizada no Parque Bambu em Assis e que atende a alunos de 1 a 4 anos, desenvolve no decorrer do ano letivo o "Projeto Meio Ambiente". O projeto se baseia em ações pedagógicas voltadas para a sustentabilidade com a participação da comunidade escolar em Campanhas de Sustentabilidade do Município que vão desde a arrecadação de materiais recicláveis (materiais de escrita e de escritório, esponjas de louça e banho usadas, cápsulas de café, blister de remédios, pilhas e baterias usadas) até a arrecadação de óleo usado da Campanha Óleo do Bem.
"Além desse movimento envolvendo a comunidade, há uma prática pedagógica, ininterrupta, por meio da realização de diversas situações de aprendizagem desenvolvidas de maneira lúdica, visando despertar em nossas crianças o interesse pelas questões ambientais e compreender a importância dos cuidados com as plantas e com os animais, tornando as crianças atentas para a necessidade da preservação ambiental para termos um lugar melhor para viver" afirma Patrícia Simoneti, coordenadora da Unidade Escolar.
O ápice do projeto ocorreu no período de 03 a 07 de junho, na Semana do Meio Ambiente, quando foram intensificadas as ações desenvolvidas ao longo do ano e realizadas vivências sobre esse tema. Foram feitas rodas de conversa, rodas de histórias com recursos diferenciados para exploração do tema utilizando fantoches, livros, vídeo ambiental; apresentação da coleta seletiva para identificação da separação dos produtos recicláveis; gincana do meio ambiente, plantio de grãos para observação do processo de germinação e crescimento de pequenas plantas, jogo da memória envolvendo o tema ambiental, passeio pelo bairro para a observação da vegetação do entorno da escola, a confecção de cartazes com objetos poluentes / não poluentes e a produção de uma 'cápsula do tempo'. As atividades foram desenvolvidas com alunos desde o Berçário 2 até o Maternal 2.
"As crianças tiveram um interesse especial pelas atividades desenvolvidas pelo Engenheiro Ambiental Leandro Henrique Martins Dias que veio à escola, especialmente, para conversar com nossos alunos sobre os cuidados com as plantas, realizando rodas de conversa e o plantio de uma muda de amora que será cuidada pelas próprias crianças ao longo do ano. Nesse momento também foi colocada junto à muda plantada, a cápsula do tempo com o registro de todas as crianças que ficará guardado para a posteridade" complementa Kátia Andrade, Diretora da EMEI.