Mesmo com lei, fogos de estampido marcam virada do ano em Assis
Lei foi implantada para proteger proteger pessoas com transtornos sensoriais, como autistas, e animais
Redação AssisCity
- 01/01/25
- 12:00
- Atualizado há 2 dias
Na virada do ano de 2024 para 2025, Assis registrou uma grande quantidade de fogos de artifício com estampido, apesar de haver legislação municipal que proíbe o uso desse tipo de artefato. Prevista na Lei Municipal nº 7.136, está em vigor desde 2022 e tem como objetivo proteger A lei foi implementada com o objetivo de proteger pessoas com transtornos sensoriais, como autistas, e animais, que sofrem com os intensos ruídos gerados pelos fogos.
Os efeitos negativos dos estampidos vão desde desconforto e pânico até consequências mais graves, como ataques de coração em animais domésticos e silvestres. No caso de humanos, pessoas com hipersensibilidade auditiva ou síndromes como o TEA (Transtorno do Espectro Autista) são severamente impactadas. A lei municipal visa diminuir esses danos, mas, na prática, a fiscalização tem se mostrado limitada.
A prefeitura de Assis, embora reconheça a importância da legislação, enfrenta dificuldades em disponibilizar uma equipe de fiscalização que consiga monitorar toda a cidade durante eventos de grande porte, como a virada do ano. Com isso, a aplicação de multas aos infratores acaba sendo restrita em muitos casos.
Um leitor do portal AssisCity compartilhou um vídeo que registra o momento em que fogos de estampido foram soltos por um estabelecimento comercial da cidade. "Mesmo sabendo da proibição, alguns ainda insistem em usar esses fogos", relatou o leitor.