Égua vítima de maus tratos é resgatada pela SEAMA, mas não resiste e morre em Assis
Animal foi levado ao Posto de Monta, mas não conseguiu se recuperar
Nesta terça-feira, 23, uma égua em situação de abandono e maus tratos foi resgatada pela equipe de Apreensão de Grandes Animais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), em Assis.
Com o apoio da Polícia Militar, uma operação de resgate foi montada, incluindo um caminhão que fez o encaminhamento do animal até o Posto de Monta, onde a égua foi medicada e cuidada.
"A égua foi apreendida totalmente debilitada, com muito carrapato e bicheiras. Esperávamos que ela se recuperasse, mas infelizmente ela não resistiu e morreu. Agradecemos o apoio dos moradores que deram os primeiros atendimentos e nos chamaram, além da sensibilidade do nosso prefeito José Fernandes e do vice Márcio Veterinário. Maus tratos é crime e infelizmente ainda nos deparamos com situações como esta, mas seguimos realizando os trabalhos de fiscalização e apreensão, para que sirva de lição para os irresponsáveis", afirma Fábio Nossack, secretário responsável pela Pasta.
Após serem recolhidos, os animais passam por uma avaliação do médico veterinário da Prefeitura e ficam à disposição dos donos por até 7 dias. Caso o proprietário não retire o animal, ele será doado. A taxa cobrada para retirada do animal do Posto de Monta é de duas UFESP, o que equivale a um pouco mais de R$ 50,00. Se constatados maus tratos, além do abandono, o dono do animal recebe infração, que pode ser lavrada tanto pela Polícia Militar quanto Polícia Civil, no valor de R$3.000,00, e ainda implicar em reclusão.
Para denunciar casos semelhantes, os munícipes podem entrar em contato com a SEAMA pelos telefones (18) 3324-3355 e 3324-9395.
Égua foi resgata pelas equipes da SEAMA, mas não resistiu e morreu