Buscar no site

Doador de sangue há 36 anos, ex-policial penal aposentado fala sobre importância da solidariedade

No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Portal Assiscity entrevistou um doador de sangue que contribui com este gesto de solidariedade há mais de 3 décadas

Redação AssisCity

  • 25/11/23
  • 13:00
  • Atualizado há 44 semanas

O dia 25 de novembro é conhecido como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, para celebrar esse dia, o Portal AssisCity entrevistou o ex-policial penal aposentado Marcos Roberto Ferreira, de 54 anos - desses, 36 sendo doador de sangue.

Marcos conta que começou a doar sangue em 1988, quando fez o Tiro de Guerra em Assis. "Através do tiro de guerra, foi apresentado a mim e às pessoas que serviram comigo o que é a doação de sangue. Até então eu nunca tinha feito e acabei pegando um gosto por esse ato", disse.

Para Marcos, a importância da doação de sangue é poder ajudar o próximo. "Quando você está doando sangue, você sabe que está salvando uma vida, seja de um familiar ou de uma pessoa desconhecida. Isso é o que me motiva a ser doador", afirmou.

Divulgação - Marcos Roberto Ferreira é doador de sangue há 36 anos - Foto: Divulgação
Marcos Roberto Ferreira é doador de sangue há 36 anos - Foto: Divulgação

O ex-policial penal acredita que falta informação sobre a importância da doação de sangue. "Tem muita gente que não doa por não saber que pode ser doador. Essas pessoas só vão atrás disso quando tem algum ente querido precisando de sangue. Acho que poderia ser feito uma campanha nas escolas para deixar as pessoas mais cientes do porquê doar", disse.

Marcos relata que conhece muitas pessoas que foram beneficiadas pela doação de sangue. "Já vi pessoas no meu serviço, na igreja e entre amigos que foram beneficiadas pela doação. Isso me motiva ainda mais a continuar doando", contou.

Marcos Roberto Ferreira, 54 anos - Foto: Divulgação
Marcos Roberto Ferreira, 54 anos - Foto: Divulgação

A motivação de Marcos é simples: ajudar o próximo. "Acho que esse é o maior legado que podemos deixar. Através de uma simples doação, você pode ajudar até quatro pessoas e isso vale mais do que qualquer outra coisa", concluiu.

Onde doar em Assis

O Banco de Sangue de Assis fica localizado no Hospital Regional de Assis (HRA). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. O endereço do Hemocentro é Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/n, Centro. Para mais informações e agendamento, o telefone é (18) 3302-6000.

O que é necessário para ser doador de sangue?

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam do consentimento dos responsáveis. Além disso, é preciso ter peso superior a 50 kg, estar alimentado e não ter tido doenças graves ou que possam ser transmitidas pelo sangue.

É permitido fazer mais de uma doação, com um intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB ou O. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas, ressaltando a importância desse gesto solidário e vital para muitos pacientes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias