Diocese de Assis e Santa Casa se reúnem para marcar celebração de 90 anos do Monsenhor Floriano
No dia 13 de fevereiro será realizada uma missa e uma festa de aniversário para o primeiro Assisense a ser ordenado Padre
Os preparativos para a celebração do aniversário de 90 anos do Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez estão a todo vapor. Uma comissão formada por membros da Diocese de Assis, da Santa Casa de Misericórdia de Assis, pelo publicitário e historiador Luiz Barros, além do padre da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, já estão discutindo os preparativos da festa e uma missa para celebrar os longínquos anos de vida da personalidade assisense.
A missa está marcada para o sábado,13, a partir das 19 horas na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, após a celebração acontece um jantar comemorativo no salão de festas da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA). O seu aniversário, entretanto é no dia 10 de fevereiro.
De acordo com o Luiz Barros, qualquer pessoa pode participar da celebração da missa, porém, para participar da festa é necessário adquirir convites que são limitados. As informações sobre os ingressos da festa podem ser consultadas pelo telefone da Diocese de Assis que é (18) 3322-2614.
Luiz Barros faz um pequeno resumo sobre a vida do Monsenhor:
"Floriano de Oliveira Garcez, o primeiro filho de Assis a ser ordenado Padre, o Monsenhor Floriano, como é carinhosamente chamado por nossa população, é uma das figuras mais queridas de Assis e região. Nasceu em 10 de fevereiro de 1926, e é filho da primeira professora do ensino oficial, Dona Judith de Oliveira Garcez e do engenheiro Pedro de Freitas Garcez, o "Peroca". Sua sagração ocorreu em 07 de dezembro de 1952 trazendo grande júbilo a todos os católicos da cidade", conta.
Ao ser ordenado padre, monsenhor Floriano herdou todos os cargos administrativos iniciando uma atividade intensa. Entre muitos dos seus feitos, construiu o Seminário Diocesano São José e a atual igreja Matriz Catedral de Assis.
É co-fundador da Casa das Meninas São Francisco de Assis e por muitos anos foi provedor da Santa Casa de Assis. Com 90 anos de idade, ele acompanhou a história de Assis nos diferentes momentos do município, sendo uma verdadeira "história viva de Assis"."
"A celebração do aniversário do Monsenhor é muito mais do que a comemoração de seus anos de vida, a cerimônia consiste também em ressaltar a importância desta importante figura assisense que contribuiu e muito para importantes setores da cidade como a Santa Casa, a construção da Catedral, do Seminário São José, doação do terreno para a construção do museu histórico, que é a Casa de Taipa. Além disso, foi co-fundador da Casa das Meninas São Francisco de Assis. Assim convidamos a população assisense e de toda a região para celebrar importância de Floriano", disse Luiz.
"Sempre se destacou por suas atuações religiosas, assistenciais e educacionais, esculpindo o caráter cristão dos assisenses. Com desprendimento e abnegação, participou de inúmeros trabalhos sociais, na busca prioritária do bem estar de cada cidadão, evidenciando de maneira indiscutível, sua dedicação, inteligência e amor ao próximo", completou.
90 anos do monsenhor Floriano de Oliveira Garcez