Curso de Química da Fema está integrado às questões ambientais
Ações regulamentadoras na área do meio ambiente promoveram um amplo campo de atuação para os profissionais de Química.
Considerando que às questões ambientais vem ganhando espaço nos debates nacionais, principalmente após o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e a criação do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, os alunos do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema participaram ao longo deste semestre de atividades relacionadas ao tema, de forma a integrá-los as questões atuais e com ênfase no mercado de trabalho e no país.
Uma das atividades desenvolvidas, foi a palestra ministrada pelo professor Ms. Thiago Hernandes de Souza Lima, que tratou sobre o Programa Município Verde Azul. Segundo a professora do curso de Química da Fema, Ms. Patrícia Cavani Martins de Mello, a palestra teve como objetivo de mostrar aos alunos de Química, que eles podem estar inseridos dentro das questões ambientais desenvolvidas nos municípios. "Hoje temos uma grande parcela dos Municípios da nossa região fazendo solicitações de adesão ao Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado, no qual são exigidos cuidados específicos com resíduos sólidos, líquidos e gasosos, que são gerenciados pelas Prefeituras. E a palestra teve como objetivo mostrar aos nossos alunos que os químicos, principalmente os vinculados à área laboratorial, tem papel fundamental, também no gerenciamento de resíduos das cidades, promovendo um campo de trabalho para os nossos alunos".
Segundo a Professora, a cada ano, os Governos Federal, Estadual e Municipal, tem exigido cada vez mais cuidados com as questões ambientais nas cidades, e grande parte destas ações, seja no gerenciamento dos processos industriais para diminuição de poluentes, ou no gerenciamento de resíduos, os químicos tem um papel fundamental, pois muitas vezes eles conseguem entender como os processos podem ser modificados para que a emissão de poluentes seja minimizada.
Ainda nesta linha, o Centro de Pesquisa em Ciências da Fema, com o trabalho dos estagiários da Química, também tem realizado diversos trabalhos de coleta e análise de sistemas de tratamento de esgoto dos Municípios. "Junto com o CEPECI temos realizado muitas coletas, em várias regiões do Estado, de efluentes domésticos com o objetivo de verificar se estes sistemas de tratamento estão funcionando adequadamente, e os nossos alunos participam de todo o processo, tanto na coleta e transporte destes materiais para o Laboratório, como das análises".
O curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema tem duração de quatro anos e o profissional formado pode, tanto atuar como docente no ensino médio, como também trabalhar em indústrias químicas, de alimentos, petroquímica e de derivados, entre outras, exercendo funções como: Químico Industrial, Químico Analista, Químico Ambiental, supervisor ou gerente de controle de qualidade e pesquisador para o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação.
Além do curso de Química a Fema também oferece o curso de pós-graduação em Química Ambiental. Para saber mais sobre os cursos acesse www.fema.edu.br.