Buscar no site

Coleta seletiva está em 100% de Assis, mas ainda não tem adesão completa da população

Separação correta do lixo gera renda para 114 famílias da COOCASSIS

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 19/07/18
  • 08:00
  • Atualizado há 335 semanas

A reciclagem é um processo de reaproveitamento de diversos materiais que muitas vezes são jogados no lixo comum e que poderiam ser reutilizados para dar origem a um novo produto ou servir como matéria prima.

Em Assis, 100% dos bairros já são contemplados com a coleta seletiva, realizada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis e Região (COOCASSIS), que tem contrato para a prestação deste serviço. Apesar da abrangência, o trabalho ainda não é completo devido à falta de adesão dos munícipes.

"A COOCASSIS existe desde 2001, quando ainda agregava catadores individuais, e em 2003 foi registrada como cooperativa. Faço parte da cooperativa desde o início e já implantamos a coleta seletiva em todo o município, mas infelizmente ainda encontramos dificuldades em alguns bairros, já que nem todos os moradores contribuem com a separação do lixo. O coletor do lixo domiciliar não tem a obrigação de fazer a separação dos materiais orgânicos e recicláveis, o que nem daria tempo de ser feito. Por isso é tão importante para nós que a separação seja feita previamente e que os moradores fiquem atentos aos dias e horários que os caminhões da COOCASSIS percorrem os bairros", afirma Sandra Carvalho da Silva, presidente da cooperativa.

Segundo Sandra, a renda gerada pela cooperativa sustenta 114 famílias. O material que deixa de ser separado acaba prejudicando não apenas o trabalho dos catadores, mas também o meio ambiente.

"A COOCASSIS comercializa os materiais recicláveis e consequentemente gera renda para os homens e mulheres que trabalham aqui. Por mês, são 230 toneladas de materiais recicláveis recolhidos, mas a quantidade não é nem metade daquilo que vai para o lixo comum e é aterrado de maneira incorreta. Quando os materiais deixam de vir para nós, essa renda acaba diminuindo e aumentando os problemas do meio ambiente. O lixo que não foi separado e poderia ser reutilizado acaba indo para o Aterro Sanitário, onde ocupa um espaço tão importante, porém de maneira incorreta. Sabemos das dificuldades que os municípios enfrentam no descarte do lixo orgânico e que não podem ser agravadas. É uma falta de responsabilidade não apenas com os trabalhadores, mas também para a natureza e o Poder Público", salienta.

Além dos materiais como papel, papelão, plástico, vidro e outros, a COOCASSIS também realiza a coleta de óleo de cozinha usado.

"Além dos materiais que sempre pedimos e que são mais comuns, nós comercializamos também o óleo de cozinha usado. Afinal, a cadeia produtiva do material reciclável é muito grande. Neste caso, a orientação é que os moradores coloquem o óleo em uma garrafa pet limpa e bem fechada, para evitar a contaminação dos demais materiais. Quando os nossos coletores passarem, basta entregar o recipiente para eles. No caso de empresas, temos um caminhão que realiza a coleta especial, por conta do grande volume. Com a destinação correta, o óleo usado se transforma em biodiesel, além de produtos como detergente e sabão", explica.

"Nós pedimos que os moradores de Assis e região contribuam com o nosso trabalho e façam a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável. Nós sobrevivemos com aquilo que a sociedade descarta e contamos com a colaboração de todos para que a adesão seja de 100%, assim como é a coleta no município", conclui.

De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, a adesão dos assisenses é importante para a própria qualidade de vida da população.

"A importância da coleta seletiva é que, primeiro, estamos ajudando pessoas que trabalham com isso e consequentemente promovendo benefícios sociais para os catadores. Em segundo lugar, é a forma correta de descarte desses tipos de materiais. Quando os recicláveis vão para os aterros, os materiais se tornam inutilizados, além de passarem milhares de anos até serem degradados. Ou seja, é um desserviço para a humanidade e para o meio ambiente. Quando devolvemos o material para o ciclo produtivo, nós economizamos um material que teve processo e fomentamos o mercado desse tipo de produto", afirma.

Ainda segundo Nossack, os moradores também são responsáveis pelo lixo e resíduos urbanos.

"A Prefeitura não é a única responsável pelos resíduos urbanos. Esse é um problema de toda a população. Com a adesão dos assisenses, nós teremos uma Assis cada vez mais limpa, além de reduzir o volume do lixo domiciliar. A coleta do lixo comum é completa, cara e não tem o fim mais adequado do ponto de vista ambiental. Entendemos que esse processo passa por todos nós através da conscientização e temos responsabilidades. Por isso sempre pedimos para que os munícipes coloquem o lixo domiciliar nos horários certos e nas embalagens adequadas, evitando que cachorros e animais revirem, além de separarem o lixo para a coleta seletiva e receberem bem os catadores, que fazem esse trabalho tão importante para a cidade", conclui.

Confira abaixo a lista dos bairros e horários em que a coleta seletiva é realizada em Assis:

Segunda-feira:

Vila Cambuí, Vila Operária, Vila Santa Cecília, Vila Boa Vista, Vila Ebenezer, Vila Santa Rita, Vila Rodrigues, Parque Universitário, Jardim Paraná, Vila Progresso, BNH e Portal São Francisco.

Terça-feira:

Vila Tênis Clube, Vila Palhares, Vila Santo Antônio, Vila Santana, Vila Santa Elsa, Vila Funari, Assis IV (Cohab Rodoviária), Parque das Acácias, Jardim São Nicolau, São Francisco, INOCOP, Conjunto Habitacional Romualdo Camocardi e BNH.

Quarta-feira:

Vila Clementina, Vila Mercedes, Vila Brasileira, Vila Fortuna, Vila Ribeiro, Vila Fabiano, Vila Souphie, Vila Xavier e Vila Paraíso, San Fernando Valley, Vila São João, Vila São Jorge, Jardim Canadá, Jardim Faria, Vila Nova Santana, Vila Triângulo, Vila Santana, Vila Maria Izabel, Vila Souza, Vila Silvestre, Residencial DaNusa, Vila Tiago Ribeiro.

Quinta-feira:

Jardim Aeroporto, Vila Rosângela, Vila Maria, Vila Zulmira, Vila Fiúza, Vila Adileta, Vila Galvão e Vila Piedade, Jardim Nova Olinda, CECAP, Jardim Europa, Jardim Paulista, Jardim Ouro Verde, Jardim Sta Amélia e Jardim Aeroporto.

Sexta-feira:

Jardim Taquaral, Jardim América, Jardim. Monte Carlo, Vila Claudia, Jardim. Morumbi, Jardim Paulista, Jardim Amaury, Assis III, Vila São Benedito, Vila Marialves, Vila Prundenciana, Vila Nova Florínea, Nova Assis, Jardim Eldorado, Jardim 3 Américas, Vila Independência, Vila Fabiano, Parque Colinas, Santa Clara, Vila Rosângela, Vila Maria, Vila Zunira, Vila Adileta.

A coleta é realizada nos bairros das 7h30 às 14h. Todos os dias, a partir das 17h, o caminhão também passa nas principais avenidas fazendo a coleta noturna.

COOCASSIS realiza trabalho de coleta seletiva em 100% dos bairros de Assis

Ao todo são 114 famílias assistidas pelo trabalho de coleta de materiais recicláveis

Cooperativa realiza o trabalho de triagem, prensagem e venda dos materiais

Alguns dos cooperados da COOCASSIS

Adesão da população é imprescindível para trabalho dos cooperados

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos