Catedral de Assis realiza carreata e missa solene em homenagem a Nossa Senhora Aparecida neste sábado, 12
Carreata sairá às 18h da Capela Santo Antônio, na Vila Ouro Verde, e seguirá em direção à Catedral; Missa terá início às 19h
Redação AssisCity
- 12/10/24
- 11:00
- Atualizado há 9 semanas
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Catedral de Assis, em Assis/SP, realizará neste sábado, 12 de outubro, a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A programação começa às 18h com uma carreata, saindo da Capela Santo Antônio, na Avenida Dória, 194, Vila Ouro Verde, em direção à Catedral. A Santa Missa será celebrada às 19h pelo Bispo Diocesano, Dom Argemiro de Azevedo.
Pela manhã, a Catedral promoveu um terço especial em homenagem à padroeira e, desde às 10h, está realizando atividades de recreação com as crianças, também em celebração ao Dia das Crianças.
A história de Nossa Senhora Aparecida
A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em outubro de 1717, quando três pescadores — Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso — encontraram uma pequena imagem da santa no Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, São Paulo. Os homens estavam tentando pescar em um rio com pouca movimentação de peixes, até que João Alves puxou a imagem da santa, dividida em dois pedaços. Primeiro veio o corpo, depois a cabeça. Após o encontro da imagem, os pescadores conseguiram uma quantidade abundante de peixes, o que foi considerado o primeiro milagre da santa.
A imagem era feita de terracota e, apesar de ter ficado submersa no rio por muitos anos, apresentava sinais de desgaste apenas na pintura, o que aumentou a fé e a devoção do povo. A partir desse episódio, a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou a ser venerada pelos fiéis, atraindo cada vez mais devotos.
Em 1888, a princesa Isabel, em agradecimento por uma graça alcançada, mandou confeccionar uma réplica da coroa que usaria como rainha do Brasil e a enviou à Basílica. Junto à coroa, acompanhava um bilhete que reflete sua humildade e fé profunda:
"Eu, diante de Vós, sou uma Princesa da terra e me curvo, pois és a Rainha do Céu. Te dou tão pobre presente, que é uma coroa igual à minha. E se eu não me sentar no trono do Brasil, rogo que a Senhora se sente nele por mim e governe perpetuamente o Brasil."
A coroa, oferecida por uma princesa que renunciava ao trono terreno, adorna até hoje a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada oficialmente a padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. O Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior de São Paulo, é o maior templo mariano do mundo e recebe milhões de romeiros todos os anos.
Serviço:
Data: 12 de outubro
Horário: Carreata às 18h e Santa Missa às 19h
Local: Catedral de Assis - Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Praça Dom Pedro II, S/N)
Endereço: Capela Santo Antônio (saída da carreata): Avenida Dória, 194, Vila Ouro Verde - Assis/SP