Candidatos a prefeito de Paraguaçu apresentam suas propostas à população
O candidato Antian não enviou as respostas e também não enviou nenhuma justificativa para a sua não participação na entrevista
No dia 23 último, o ParaguaCity entrou em contado com os candidatos a prefeito de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, Antian e Pardal, solicitando uma entrevista com os três, mas de forma que as perguntas fossem enviadas antes e eles tivessem um tempo determinado para enviar as respostas.
Para o envio dessas respostas, o tempo estipulado foi até as 12 horas desta terça-feira (27), quando tivemos o retorno dos candidatos Almira Garms e Pardal.
O candidato Antian não enviou as respostas e também não enviou nenhuma justificativa para a sua não participação na entrevista.
Para maior lisura na publicação das respostas, determinamos algumas regras que foram encaminhadas, juntamente com as perguntas ,aos candidatos:
- Respostas de até dez linhas digitadas, para o texto não ficar muito extenso;
- A publicação será em ordem alfabética;
- As respostas devem ser limitadas às propostas políticas, sem ofensas pessoais aos outros candidatos;
- O prazo para a entrega das respostas é até o dia 27 de setembro de 2016, às 12 horas;
- As publicações serão feitas nas edições dos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2016;
- O site ParaguaCity não fará nenhuma alteração no texto enviado, nem mesmo para correção de erro ortográfico nem de digitação e
- Solicitamos que cada candidato envie uma foto que considerar apropriada para ser publicada juntamente com as respostas.
Pela ordem alfabética, segue agora as respostas do candidato a prefeito Ávaro Garms Neto, o Pardal, na foto com o candidato a vice, Pedro Baldotto.
Candidato: ÁLVARO GARMS NETO, PARDAL
1. Qual é a sua escolaridade?
Meu nome é Álvaro Garms Neto mais conhecido como Pardal, estou com 52 anos de idade, nascido e criado em Paraguaçu Paulista, sou Engenheiro Agrônomo.
2. Como candidato, em quantas eleições participou e em quantas foi eleito?
Fui vereador na 10º Legislatura no período entre 1.989 e 1.992.
3. Possui alguma experiência em administração pública?
Fui presidente da Câmara constituinte que elaborou e promulgou em 1990 a Lei Orgânica do Município de Paraguaçu Paulista vigente até hoje.
4. Sucintamente, descreva sua carreia política.
Estou envolvido na política desde 1.989 no poder legislativo onde atuei como Presidente da Câmara Municipal participando ativamente da função administrativa representando a Câmara e acompanhando todo o trabalho do executivo. A principal atividade legislativa é o compromisso com o cidadão onde aprovamos, fiscalizamos que são ações indispensáveis para a administração pública.
5. Qual sua opinião sobre a atual gestão municipal?
Recebemos muitas queixas do nosso povo sobre a atual gestão. Algumas são: Administração centralizada com alto índice de cargos comissionados, pessoas à frente de departamentos omissas às demandas externas e internas, demonstrando contínuo descaso e desvalorização dos funcionários de carreira; os representantes dos diversos setores da sociedade (sindicatos, entidades da sociedade civil, associações, igrejas, representantes de comunidades e conselhos municipais) não são consultados, nem considerados, nem ouvidos; perfil burocrático e ineficiente de gerenciar os recursos.
Ineficiência na gestão dos recursos públicos com espaços e prédios públicos ociosos, ou depredados, ou subutilizados; obras inacabadas e paradas; poucos serviços ofertados à população e ainda de forma precária, sobrecarregando a escassa mão-de-obra existente; frota sucateada e desatualizada; descaso com o meio ambiente, através de medidas retrógradas e caras para a coleta do lixo, sem dar apoio devido à cooperativa de reciclagem; asfalto esburacado em todas as vias públicas.
6. O que pretende fazer com relação às obras paralisadas existentes pela cidade? E os recursos?
É preciso assegurar qualidade dos serviços públicos ofertados, que faremos com a retomada de obras e medidas de modernização, quais sejam: Aproveitamento eficiente da mão-de-obra oferecida pelos funcionários públicos, através da modernização, informatização, e melhorias nos serviços disponibilizados; frotas modernas, mais eficientes e econômicas;soluções inteligentes e eficientes para a coleta de lixo e resíduos recicláveis; revitalização dos espaços e prédios públicos existentes; retomada das obras paradas, gerando emprego, renda e mais soluções à população; manutenção das vias públicas e rurais, com estudo permanente para oferecer soluções modernas e seguras de mobilidade urbana. Criação do mercado municipal, para fomento das atividades dos micro e pequenos empreendedores e do turismo, com valorização das vocações econômicas das comunidades, como produções artesanais de queijos, doces, cervejas, café, artes manuais como esculturas, pinturas, bordados, etc.
7. Quais os principais pontos de sua proposta de governo?
Descentralização da administração: - redução dos cargos comissionados. Moralidade.Efetivocombate à corrupção. Valorização dos servidores de carreira. Abertura de concursos públicos; - administração público-participativa. Os diversos setores da sociedade consultados de forma permanente. Valorização do conselho municipal. Departamentos transformados em secretarias. Mais autonomia, transparência e eficiência às unidades; Eficiência na gestão dos recursos públicos: - revitalização dos espaços e prédios públicos; - modernização, informatização e melhorias. Aproveitamento eficiente da mão-de-obra: qualidade de vida ao servidor; mais benefícios à população. - Atualização da frota.Economia ao município. Qualidade na prestação dos serviços; Meio ambiente, Moderno sistema de coleta de lixo. Fortalecer a cooperativa de reciclagem. Geração de Emprego e Renda: - Mercado Municipal; Incubadora de Empresas; Novo Distrito Industrial; Educação Profissional.
8. O turismo tem chance de evoluir em nosso município?
Serão nossas medidas:- Criação do mercado municipal, que sempre é atrativo turístico nas cidades em que existe; Calendário cultural: coordenação das atividades culturais, com valorização e revitalização dos espaços de cultura: teatro, biblioteca, museu, praças, maria-fumaça,Grande Lago, centro de convergência. Haverá participação e consulta permanente das organizações da sociedade civil. Calendário esportivo:- Fomento de eventos esportivos e revitalização de espaços voltados ao esporte, com a participação da sociedade civil,profissionais e entidades da área da saúde e de educação física.Calendário de eventos empresariais e acadêmicos:fomentar, atrair e apoiar eventos desta natureza, aproveitando e valorizando infraestrutura hoteleira, de escolas e associações -Ecoturismo: - Fomento de cooperativas e associações para exploração do turismo rural e ecoturismo. Apoiaremos o turismo, pois é fato gerador de recursos para o município, além de fomentar emprego e renda.
9. O que você acha do Parque Aquático Benecdito Benício estar fechado?
O Parque Aquático Benecdito Benício, conhecido também como Grande Lago, precisa ser gerido e valorizado com competência, de forma moderna e eficiente, a fim de gerar recursos para o Poder Público, e benefícios à população. É uma área gigantesca, que, a partir de parcerias público-privadas (PPP), realizadas de modo inteligente, irão garantir à cidade mais um grande atrativo turístico, e uma fonte de lazer, emprego e renda aos munícipes. É um patrimônio que comporta restaurantes, cantinas, food-trucks, atrações, melhorias, eventos culturais, sociais e esportivos. Merece receber incentivos e precisa estar em pleno funcionamento. Balneários são atrativos turísticos no mundo inteiro, aqui não pode ser diferente. Um recurso público dessa magnitude desativado revela incompetência e descaso com os interesses da população. Nós não podemos aceitar isso! Gestão do patrimônio público com isenção, transparência, competência, e eficiência, só com Pardal 14!
10. Se for eleito, o que fará em sua primeira semana de governo?
O Pardal 14 tem um plano de governo que se robusteceu por passar pelo crivo de reuniões com representantes dos diversos setores da sociedade. Assim, a partir do dia primeiro de janeiro, colocaremos em prática um plano consistente, oriundo do clamor do cidadão. Vamos nos reunir com os vereadores eleitos, pois são os representantes legítimos dos interesses do povo, para alinharmos nossas diretrizes de trabalho. Paraguaçu tem pressa e sede de desenvolvimento. Por isso, o Pardal 14 irá propor a descentralização da administração, transformando departamentos em secretarias, a fim de agregar economia, agilidade e transparência aos serviços. O povo merece eficiência. Vamos iniciar a operação tapa-buracos, assim como proceder à averiguação de avarias no sistema de iluminação pública, para que o povo perceba, desde o início, que competência, eficiência e trabalho é Pardal! É 14!
11. Qual a mensagem que você gostaria de passar à comunidade paraguaçuense?
Meus amigos e amigas de Paraguaçu Paulista, nossa luta foi movida a muita vontade de mudança, e repleta de entusiasmo. Minha principal ação de campanha foi nas ruas, e o uso da internet para divulgar estas caminhadas. Ali apresentamos nossas propostas, olho no olho, de alma limpa e coração aberto. Embaixo de sol ardente ou sob chuva, estive em todas as regiões da cidade. Sou profundamente grato a você pela calorosa acolhida. Preferi apresentar propostas ancoradas na experiência de um candidato que conhece a fundo a realidade e a dor do seu povo. Os eleitores prontamente responderam com seu apoio, porque acreditam num governo mais humano, preocupado com seu povo, porque vivo, resido, trabalho e tenho minha família aqui em Paraguaçu. Sinto-me perfeitamente apto para exercer com competência a função de prefeito. Foi plantada a semente de uma nova visão política. A cidade quer mudança, e vai deixar este recado nas urnas. No dia 2 de outubro, o povo vai com Pardal 14! Vote 14!