"Bicharada brasileira" comemora data histórica em Paraguaçu Paulista
Premiada Cia Pia Fraus se apresenta no calçadão da Praça da Matriz, em 15 de novembro, dia da Proclamação da República
Palco de eventos culturais e paqueras, o tradicional Calçadão da Matriz de Paraguaçu Paulista (região oeste do estado) será ocupado por figuras ilustres da fauna brasileira, como onças, jacarés, macacos e tatus, no próximo dia 15 de novembro, às 20h, com o espetáculo de animação Bichos do Brasil, da Cia Pia Fraus, com entrada franca.
A peça é iniciativa do Mosaico na Estrada, programa cultural do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em parceria com quatro cooperativas: Coopermota, Sicoob Credimota, Coater e Unimed Assis.
É a quarta participação do programa cultural na cidade e o segundo ano consecutivo que acontece no calçadão da Praça da Matriz, desta vez com Bichos do Brasil.
Com três atores e 50 bonecos, o enredo da peça retrata de forma divertida o cotidiano de diversos animais, misturando interpretação teatral, música e coreografia, além de um cenário colorido.
Com 30 anos de trabalho artístico e apresentações no exterior, a Pia Fraus pretende com este espetáculo mostrar a importância dos bichos na cultura brasileira. E para transmitir a sua mensagem, utiliza técnicas que identificam o grupo desde sua fundação, como manipulação de bonecos, máscaras, circo e artes plásticas.
O supervisor de Marketing do Sicoob Credimota, Marcos Antônio de Almeida, afirma que mais de 4.000 mil pessoas já assistiram a programação do Mosaico na Estrada em Paraguaçu Paulista.
Marcos Almeida observa que, por ter pouca oferta de teatro, o programa é bem recebido na cidade. "Há sempre uma grande expectativa, por parte do público e das próprias cooperativas, de que o Mosaico na Estrada apresente uma peça de qualidade. E nesta edição não será diferente: Esperamos atrair novamente um grande público no calçadão da Praça da Matriz", adianta o supervisor de Marketing do Sicoob Credimota.
A assessora de Comunicação da Coater, Angélica Vieira Matheus, acrescenta que, além do acesso à cultura de qualidade, o Mosaico na Estrada é uma forma de melhorar a inserção do cooperativismo na comunidade, de forma diferenciada. "Empresas que estão no mercado não proporcionam normalmente à população esse tipo de evento. Já as cooperativas se mobilizam para mostrar aspectos da cultura brasileira para pessoas de todas as idades", afirma a assessora de Comunicação da Coater.
De acordo com a analista de projetos culturais do Sescoop/SP, Fernanda Vieira, o Mosaico na Estrada tem como objetivo promover o fomento cultural no âmbito cooperativista, oferecendo lazer criativo a cooperados, colaboradores e comunidade em geral.
Sobre o Mosaico na Estrada
O Mosaico na Estrada foi lançado em 2001 e conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado.
Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.
O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas - teatro, música, cinema e artes plásticas - em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas.
A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.
Serviço
Espetáculo Bichos do Brasil
Cia Pia Fraus
Data: 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Calçadão da Matriz (Centro Histórico e Cultural Isidoro Baptista) - Centro
Entrada: franca
Iniciativa: Sescoop/SP
Apoio: Credimota, Sicoob Credimota, Coater, Unimed Assis e Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista