Buscar no site

Bebê surpreende ao nascer com dentinho no Hospital Maternidade de Assis

Segundo especialistas, os dentinhos natais embora raros, são mais comuns em bebês do gênero feminino

Redação AssisCity

  • 01/08/23
  • 17:00
  • Atualizado há 58 semanas

No início do mês de julho, um caso raro e surpreendente chamou a atenção no Hospital Maternidade de Assis. A pequena Valentina, filha do empresário Fábio Henrique B. Primo, de 41 anos, e da podóloga Jackeline Martins, de 40 anos, nasceu no dia 1º de julho de 2023, durante as comemorações do feriado de aniversário de Assis. O parto ocorreu sem complicações, realizado pelo Dr. Milton Burlim Jr., com o apoio da equipe médica, incluindo o Dr. Rafael Spera.

Arquivo Pessoal - FOTO: Arquivo Pessoal/Imagem cedida pela família
FOTO: Arquivo Pessoal/Imagem cedida pela família

No entanto, o que surpreendeu a todos foi um detalhe incomum: Valentina nasceu com dentinhos. O pediatra Dr. Ézio Spera, presente no parto a pedido dos pais, examinou a recém-nascida e constatou o caso raro. Segundo especialistas, aproximadamente um em cada três mil bebês nascem com dentes, fenômeno conhecido como dentes natais.

Para entender mais sobre esse caso, entramos em contato com a cirurgiã dentista Patrícia Sartori, que explicou que denominamos dente natal aquele que aparece na cavidade bucal no momento do nascimento do bebê, e dente neonatal aquele que aparece nas primeiras semanas de vida. "Acredita-se que a causa dessa condição esteja relacionada a fatores genéticos ou a algumas condições de saúde maternas durante a gravidez, porém ainda não há uma causa precisa conhecida', contou.

Arquivo Pessoal - FOTO: Arquivo Pessoal/Imagem cedida pela família
FOTO: Arquivo Pessoal/Imagem cedida pela família

Ainda de acordo com Sartori, cerca de 95% dos dentes natais e neonatais fazem parte da dentição decídua normal, ou seja, os famosos dentes de leite. Em apenas 5% das situações, esses dentes são supranumerários que, em outras palavras, significam dentes com algum tipo de má formação. "Nesses casos, um diagnóstico diferencial deve ser feito pelo odontopediatra através de uma radiografia intra-oral odontológica para decidir pela remoção ou manutenção do dente. Os dentes natais são mais prevalentes que os neonatais, e a erupção de mais de dois dentes natais e neonatais é extremamente rara", ressaltou.

A extração desses dentes é indicada em situações específicas, como mobilidade devido à falta de desenvolvimento da raiz, risco de aspiração ou deglutição e quando o dente apresentar borda cortante, podendo provocar ferimentos na base da língua do bebê ou nos mamilos da mãe durante o aleitamento materno.

Arquivo Pessoal - FOTO: Arquivo Pessoal/Imagem cedida pela família
FOTO: Arquivo Pessoal/Imagem cedida pela família

Passado um mês do nascimento do bebê, até o momento não houve a necessidade da extração do dente e a família de Valentina está aguardando novas consultas pediátricas para seguir acompanhando-a. Enquanto isso, a pequena Valentina é descrita como forte, saudável e esperta, demonstrando atenção ao ambiente ao seu redor.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais