Assisense denuncia desrespeito de moradores com descarte irregular de lixo
Secretaria informa que responsáveis poderão ser multados e reforça canal de denúncias pelo WhatsApp
Nesta semana, o assisense Jean Galvão relatou uma situação que tem ocorrido constantemente no cruzamento da Rua Santa Isabel com a Rua Vicente de Carvalho, na Vila Prudenciana, em Assis.
Segundo ele, as equipes da Prefeitura Municipal têm realizado o serviço de limpeza com eficiência, mas a população segue descartando lixo de forma incorreta, tornando o espaço sujo e poluído.
"É difícil imaginar que ainda nos deparamos com situações como essas. Essa é uma área urbana de grande movimentação, que fica em frente ao Velório Municipal e ao lado de um espaço público de lazer, mas a gente tem que caminhar pelas ruas e olhar uma imagem tão desagradável dessas. Eu, como cidadão, me sinto envergonhado de saber que a gente tem de acabar convivendo com situações assim, causadas por pessoas que não têm um mínimo de cidadania e de respeito com o meio ambiente, além de respeito com a própria comunidade do bairro", afirma.
De acordo com Jean, a Prefeitura realiza as limpezas, mas ao final do dia o lixo já se acumula novamente.
"Fiz questão de fotografar e divulgar para causar algum tipo de reflexão para que quem participou e participa de ações como essa. As pessoas têm que colocar a mão na consciência e saber que não têm direito de cobrar porque não conseguem simplesmente pegar o lixo que produziram e descartarem no local adequado. Ou simplesmente contratar uma caçamba e dispensar aquilo que não lhe serve mais. Preservar é nossa obrigação, assim como cuidar da nossa cidade com carinho, porque a gente sabe que tudo isso custa dinheiro, quantia que poderia ser utilizada em outras coisas, mas que infelizmente tem que limpar sujeira de pessoas assim", desabafa.
Nas redes sociais, a publicação de Jean também ganhou apoiadores, que manifestaram sua opinião sobre a falta de consciência da população.
"Se a população não se conscientizar, não adianta a prefeitura limpar", "Infelizmente não é um fato isolado e é triste ver a falta de educação e respeito com o próximo", "Depois coloca a culpa no prefeito, que faz a parte dele, mas a população tem que colaborar também" e "Lamentável, o povo tem que colaborar, pois não adianta a prefeitura limpar e coletar tudo, sendo que passa alguns dias ou até horas e pronto, lá está a sujeira novamente. Se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor", foram alguns dos comentários da publicação.
Fiscalização e denúncias
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabio Nossack, o município dispõe de locais adequados para descarte dos materiais e quem for flagrado jogando lixo em espaços proibidos será multado.
"Infelizmente esse é um dos pontos conhecidos pelas nossas equipes onde o descarte irregular é constante. São diversos tipos de materiais, desde eletrônicos, roupas, móveis, lixo domiciliar e outros tantos que poderiam ser citados. A secretaria tem fiscalizado e recebido diversas denúncias pelo WhatsApp, sendo que os responsáveis podem ser autuados com multas a partir de R$500,00. Essa é uma situação que coloca em risco a saúde da própria população e, apesar de melhoras, ainda é um hábito cultural da população e que deve ser modificado. As denúncias podem ser encaminhadas a qualquer momento e são sigilosas", salienta.
A população pode denunciar encaminhando uma foto com a identificação da placa de carros ou do endereço onde o descarte ocorreu. O número é (18) 3324-3355.