Assisense de 26 anos pede ajuda para custear cirurgia de emergência contra o câncer
Asafe Abner Tiemann descobriu um câncer Melanoma Maligno Grau 4 em 2021
Redação AssisCity
- 29/04/24
- 12:00
- Atualizado há 37 semanas
Um morador do Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Assis, está realizando uma vaquinha online para custear uma cirurgia de emergência contra o câncer. Asafe Abner Tiemann, de 26 anos, descobriu um câncer Melanoma Maligno Grau 4 em 2021 e desde então, vem travando uma batalha contra a doença.
Em entrevista ao Portal AssisCity, Asafe conta que recebeu o diagnóstico após notar o crescimento anormal de uma pinta no pescoço. "Eu trabalhava em uma empresa multinacional em 2021 e surgiu uma pinta no pescoço, mas acabei nem dando bola naquele momento. Porém, ela foi crescendo e preocupando quem via ela, então eu fui até o posto de saúde, marquei para retirar e esperei a biopsia, que acabou demorando muito para sair. Quando chegou o resultado era um melanoma maligno, foi onde eu fui para Marília para fazer o tratamento", disse.
Segundo Asafe, os cinco primeiros meses do tratamento foram muito difíceis, principalmente porque a quimioterapia não gerava resultados. "Eu fui encaminhado para São José do Rio Preto e entrei em três estudos (imunos) e todos deram efeitos, porém isso atacou o meu fígado e caso acontecesse novamente, eu poderia vir a óbito por cirrose hepática. Resolvemos voltar para a casa, já desacreditados, pois os médicos nos disseram que não havia mais o que fazer lá em Rio Preto. Estava com vários problemas financeiros por conta de serviços, quando meu filho estava com uma semana de vida eu fui mandado embora de uma empresa e isso nos abalou muito. Nesse um ano fiquei apenas fazendo exames, e nisso surgiu um nódulo na vesícula e ele foi aumentando com as crises vesiculares, chegando a 5cm", conta.
Em junho de 2023, Asafe precisou ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis por 14 vezes e só o tratamento com morfina alivia suas dores. Em outubro, realizou a retirada da vesícula e a única solução no momento era ter uma mutação conhecida como "B-Rafe", mas infelizmente o resultado não foi positivo. "Meu caso acabou entrando como caso raro de Melanoma, que nunca havia acontecido na Santa Casa de Marília. Logo após eu receber essa notícia negativa, fui encaminhado para fazer 25 exames, como tomografia e petscan. Os nódulos do corpo foram dados como adormecidos e único local vivo ainda é a região do pescoço, foi quando me disseram para agilizar essa cirurgia porque está aumentando muito, eu sinto muita dor e faço tratamento com tramal para aliviar a dor", disse.
A cirurgia de caráter emergencial que Asafe precisa realizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), só tem vaga para o mês de janeiro de 2025. Devido à gravidade, os médicos indicaram o jovem a realizar a cirurgia no particular. "Na sexta-feira passada nós fomos atrás dos médicos para ver sobre a cirurgia e tivemos a notícia de que é uma cirurgia de risco, de grande tempo na sala, que precisará de várias coisas, como reconstrução dos nervos. Temos 80% de chances de dar muito certo, porém o valor é impossível para arcarmos. Fiz a vaquinha com ajuda da família para conseguir arrecadar o valor, pois quero muito ficar livre desse nódulo no pescoço e voltar a ter uma vida estável", disse Asafe.
O valor total da cirurgia com medicação e cuidados pós-operatórios é de R$85 mil reais. Até o momento, a vaquinha conseguiu arrecadar o valor de R$33 mil reais.
Quem quiser contribuir com qualquer valor, pode acessar a vaquinha clicando aqui.
Em meio ao momento turbulento que passa, Asafe conta que sua fé e sua família são os principais contribuintes para continuar seguindo em frente. "O melhor de tudo isso é Deus, que faz todos os das em nossa vida. Temos que crer e ter fé sempre, acreditando que Deus está fazendo a sua obra", finaliza.