Buscar no site

Após queda no ranking, Assis busca recuperação no Programa Município Verde Azul

A classificação dos municípios foi divulgada nesta quinta-feira, 14

Redação AssisCity/ Foto: Arquivo

  • 15/12/17
  • 11:00
  • Atualizado há 366 semanas

Foi divulgado nesta quarta-feira, 13, o ranking de classificação das cidades paulistas no Programa Município Verde Azul, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.

Neste ano, Assis ficou na posição 250 do ranking e o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, explica quais são alguns dos critérios e protocolos necessários para a classificação.

"Os municípios têm uma série de protocolos e documentações que precisam ser reunidas e enviadas até o final do ano, em meados de outubro. Alguns dos critérios utilizados pela Secretaria Estadual para fazer o ranking são as ações que as cidades promovem para a melhoria e conservação do Meio Ambiente. Então , precisamos enviar para eles dados como a qualidade do ar emitido pela frota de veículos da Prefeitura, a qualidade da combustão destes motores, quantos veículos compõem a frota, quantas ações foram realizadas para o plantio de árvores, qual é a área de sombra no perímetro urbano, a quantidade de áreas verdes, além de outros tantos fatores ambientais, e até mesmo estruturais, como se existe algum prédio público que seja sustentável e economize água ou energia elétrica, por exemplo", afirma.

Quanto à queda de Assis no ranking, Nossack afirma que alguns fatores atrapalharam a pontuação.

"Neste ano, além da mudança de administração das prefeituras, especificamente em Assis, tivemos algumas transições de secretários na Pasta da Agricultura e Meio Ambiente. Eu assumi em outubro e, devido a esse período de mudanças, não conseguimos operacionalizar todos os documentos enviados e obviamente isso acarretou em uma pontuação mais baixa", salienta.

O secretário também afirmou que, para o próximo ano, a meta é conseguir colocar Assis entre as primeiras cidades do Estado de São Paulo.

"No próximo ano, a nossa meta é iniciar os processos dessa documentação logo cedo, com mapeamento, plano de arborização e o que for necessário. É uma meta complicada, mas esperamos conseguir colocar Assis entre as primeiras cidades com o Selo Verde e Azul. Seremos rigorosos e iremos contar também com o apoio das demais secretarias, pois essa é uma ação integrada entre todas elas. Todo mundo tem que agir em conjunto, fornecendo as informações, para que o nosso Município consiga se classificar melhor e conseguir ter portas mais abertas para os recursos, que teremos apesar da queda no ranking, mas esperamos estar à frente das demais cidades", conclui.

O primeiro lugar do ranking ficou com o Município de Novo Horizonte, mas cidades da região como Pedrinhas Paulista e Ibirarema também foram classificadas. Para ver a lista dos municípios classificados, clique aqui.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos