Após queda no ranking, Assis busca recuperação no Programa Município Verde Azul
A classificação dos municípios foi divulgada nesta quinta-feira, 14
Foi divulgado nesta quarta-feira, 13, o ranking de classificação das cidades paulistas no Programa Município Verde Azul, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.
Neste ano, Assis ficou na posição 250 do ranking e o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, explica quais são alguns dos critérios e protocolos necessários para a classificação.
"Os municípios têm uma série de protocolos e documentações que precisam ser reunidas e enviadas até o final do ano, em meados de outubro. Alguns dos critérios utilizados pela Secretaria Estadual para fazer o ranking são as ações que as cidades promovem para a melhoria e conservação do Meio Ambiente. Então , precisamos enviar para eles dados como a qualidade do ar emitido pela frota de veículos da Prefeitura, a qualidade da combustão destes motores, quantos veículos compõem a frota, quantas ações foram realizadas para o plantio de árvores, qual é a área de sombra no perímetro urbano, a quantidade de áreas verdes, além de outros tantos fatores ambientais, e até mesmo estruturais, como se existe algum prédio público que seja sustentável e economize água ou energia elétrica, por exemplo", afirma.
Quanto à queda de Assis no ranking, Nossack afirma que alguns fatores atrapalharam a pontuação.
"Neste ano, além da mudança de administração das prefeituras, especificamente em Assis, tivemos algumas transições de secretários na Pasta da Agricultura e Meio Ambiente. Eu assumi em outubro e, devido a esse período de mudanças, não conseguimos operacionalizar todos os documentos enviados e obviamente isso acarretou em uma pontuação mais baixa", salienta.
O secretário também afirmou que, para o próximo ano, a meta é conseguir colocar Assis entre as primeiras cidades do Estado de São Paulo.
"No próximo ano, a nossa meta é iniciar os processos dessa documentação logo cedo, com mapeamento, plano de arborização e o que for necessário. É uma meta complicada, mas esperamos conseguir colocar Assis entre as primeiras cidades com o Selo Verde e Azul. Seremos rigorosos e iremos contar também com o apoio das demais secretarias, pois essa é uma ação integrada entre todas elas. Todo mundo tem que agir em conjunto, fornecendo as informações, para que o nosso Município consiga se classificar melhor e conseguir ter portas mais abertas para os recursos, que teremos apesar da queda no ranking, mas esperamos estar à frente das demais cidades", conclui.
O primeiro lugar do ranking ficou com o Município de Novo Horizonte, mas cidades da região como Pedrinhas Paulista e Ibirarema também foram classificadas. Para ver a lista dos municípios classificados, clique aqui.