Adolescente de 15 anos com 1% de visão no olho direito ganha cirurgia de médico de Assis
Pedido de ajuda foi veiculado no Portal AssisCity
Enxergar com os olhos da alma para devolver a saúde visual a um adolescente é o resultado de uma ação social que vai mudar a vida de Richard Michel de Oliveira de apenas 15 anos com uma doença rara nos olhos, conhecida como Ceratocone.
Segundo sua mãe, Daiane Jesus de Oliveira, Richard foi diagnosticado no final de 2021 com a doença e iniciou o tratamento pelo SUS, mas seu caso foi agravando sendo necessário realizar a cirurgia com urgência, antes que ficasse cego.
A indicação é a colocação de Anel de Ferrara, mas as dificuldades financeiras impediam a realização da cirurgia e a família recorreu ao Portal AssisCity em dezembro de 2022 para fazer um apelo com a finalidade de arrecadar recursos para o procedimento, visto que a doença já havia atingido a córnea dos dois olhos, tendo apenas 1% de visão no olho direito.
A divulgação no Portal AssisCity foi um sucesso alcançando muitas pessoas dispostas em contribuir com a vaquinha destinada ao adolescente, e, foi assim que teve início a história de ver com a alma e ver com os olhos entre o adolescente Richard e o médico oftalmologista Dr. Ossires Maia Junior, da cidade de Assis.
A equipe do médico fez contato com a equipe de reportagem do Portal, falou com a família e foi realizada a primeira consulta no dia 28 de janeiro para avaliação do caso e marcada a cirurgia para depois do Carnaval. A mãe de Richard, emocionada, compartilhou a notícia com o site.
"Através da matéria do AssisCity o Dr. Ossires entrou em contato comigo e marcou a primeira consulta para o dia 28 de janeiro. Levei meu filho, fomos muito bem atendidos e na hora fui informada que o doutor faria a cirurgia no meu filho sem cobrar nada", conta a mãe emocionada.
"Agradeço muito a Deus e ao médico, pois ele foi um anjo enviado de Deus para ajudar meu filho. O Richard ficou sem acreditar, ficou super feliz e chorou de alegria. Pois só ele sabe como é ruim não enxergar direito. Ele não vê a hora de fazer a cirurgia", relata.
Segundo o médico Ossires Maia Júnior, "a doença do Richard está muito avançada, sendo que no olho direito ele enxerga cerca de 1%, quase 0, e no esquerdo aproximadamente 60%. Resolvemos assumir o caso e fazer o implante do Anel de Ferrara da forma mais moderna que existe em nível mundial, com implante a laser. Como a doença está muito avançada, não podemos garantir que não seja necessário transplante de córnea futuramente, mas é isso que queremos evitar, além de, principalmente, que ele volte a enxergar".