Buscar no site

Professor de Direito Penal palestra aos professores do Clybas

A Escola estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz conta com catorze salas de aula na unidade prisional de Assis

Divulgação

  • 12/05/17
  • 20:00
  • Atualizado há 400 semanas

O advogado e professor de Direito Penal da UNIP de Assis, Dr. José Domingos Filho, falou aos professores da unidade prisional da Penitenciária de Assis nessa quinta-feira, dia 11. O convite para a palestra se deu a partir do professor da área de Filosofia, História e Sociologia e bacharel em Direito, João Marcos, com o objetivo de ampliar a compreensão dos envolvidos no processo educacional dos sentenciados, a partir da legislação.

O Direito Penal é o ramo do Direito Público dedicado às normas para reprimir os delitos, imputando penas com a finalidade de preservar a sociedade e proporcionar o seu desenvolvimento.

O professor José Domingos iniciou o diálogo falando sobre a história do Direito Penal destacando que até o século XVIII o cumprimento das penas era visto como castigo. O Estado obrigava a população a assistir aos castigos e às execuções em praça pública, como forma de exemplo para os cidadãos.

A partir da Revolução Francesa isso começou a mudar e iniciou-se um processo de humanização da pena. Trata da educação formal dentro dos presídios e como esta pode contribuir para a vida dos presidiários e para tornar a sociedade mais justa. Neste propósito buscou-se analisar a forma pela qual se tem feito a educação dentro dos presídios.

Muitos indivíduos que entram no crime chegam ao sistema prisional sem terem iniciado ou concluído os estudos. A pobreza, a violência e a exclusão social são algumas das situações que infelizmente influenciam diretamente nos desempenhos educacionais. Embora a lei contemple o direito dos sentenciados à dignidade, na prática o que ocorre é uma exclusão aos direitos básicos de saúde, higiene e outras áreas, como por exemplo, as famílias dos presos não têm onde permanecer, nem um banheiro ou abrigo adequado, nas ocasiões das visitas. Ficam à beira das estradas, próximas aos presídios, sem nenhuma estrutura.

De acordo com Dr. José Domingos Filho, a educação é o único fator social que pode, de fato, modificar a vida dos detentos e, portanto, toda a nação. A Escola estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz conta com catorze salas de aula na unidade prisional de Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos