Mães reclamam falta de vagas em creches de Assis
Secretária da Educação rebate mães e informa que não faltam vagas
Diversas mães estão reclamando nas redes sociais que estão encontrando dificuldades para encontrar vagas em creches para seus filhos. A reportagem do AssisCity conversou com duas mães que falaram sobre os problemas encontrados.
A licença maternidade da faxineira Elaine Cristiane Ramalho de Oliveira, de 35 anos, termina no próximo dia 14, e ela afirma que não tem com quem deixar seu filho de três meses e meio e precisa voltar ao trabalho, pois não encontra vagas em creche.
" Procurei a princípio as creches José Santilli e Hilda Miras, que são mais próximas de casa, pois moro no Assis III, mas não consegui. Depois disso fui na Secretaria Municipal da Educação e realmente não tem vaga, nem nestas creches, e nem em outras da cidade. Fui até o Conselho Tutelar, mas nada adiantou, voltei à Secretaria e me colocaram em uma lista de espera; meu filho está em décimo lugar e não tem data para chamar", relata Elaine.
A balconista Cristiane Oliveira da Silva Santos, de 25 anos, mãe de duas meninas gêmeas, de 5 meses de idade, confirma o problema relatado por Elaine e ressalta que se não encontrar vaga para suas filhas pode ter que abandonar o emprego, visto que não tem com quem deixar as crianças.
"Já fui há 2 meses no Bambalalão e na Judith de Oliveira Garcez, e nada de vagas. Disseram que não tem previsão. Já vi relatos de mães que estão desde o início do ano em busca de vagas em creches. Volto a trabalhar na quinta-feira, se eu não conseguir, vou ter que abandonar o emprego", lamenta Cristiane.
A reportagem do AssisCity procurou a secretária Municipal da Educação de Assis, Dulce de Andrade Araújo, que faz o seguinte esclarecimento:
"Estamos fazendo um senso de vagas remanescentes, que serão disponibilizadas às crianças do nosso cadastro a partir do segundo semestre. Trabalhamos com cadastros, todos os pais que necessitam colocar seus filhos em creches veem à Secretaria, deixam uma requisição e indicam as unidades que preferem, a Central de Vagas verifica a disponibilidade e faz a triagem para atender as solicitações. Existem casos em que oferecemos as vagas, mas eventualmente os pais preferem aguardar a vaga em unidades específicas", afirma.
Dulce informou ainda que 1964 crianças de 4 meses a 3 anos são atendidas nas 12 creches municipais e uma que é conveniada. Para outras informações e esclarecimentos , a secretária se coloca à disposição para atender os pais.