Especialista em dependência química faz palestras em escolas de Assis
O objetivo é motivar os alunos a fim de que se tornem mais um agente multiplicador contra as drogas
Há sete anos o idealizador do Projeto Pedalada Contra as Drogas, Pastor Nivaldo dos Santos, pedagogo, realiza ciclos de palestras nas escolas privadas, municipais e estaduais na cidade de Assis e região.
A semana passada a Escola Ernani Rodrigues foi contemplada com a presença do escritor e palestrante que contribuiu com suas experiências dentro das ações previstas no Projeto Integração "O corpo em alerta: sinal vermelho para o abuso sexual", ampliando o assunto para adicção e bullying.
Esta semana dia 21 foi convidado para palestrar na Escola EMEF João Mendes Júnior com a participação de mais de 200 alunos na faixa etária de 8 a 10 anos. Houve brincadeira e dinâmica e uma participação descontraída dos alunos e professores e a presença de um convidado especial, Mateus Inácio, 19 anos, que conseguiu se livrar da dependência das drogas a alguns anos, veio contribuir muito contando um pouco de sua experiência com o sub mundo das drogas.
Nesta data o escritor também compareceu na EMEF Manoel Simões, a convite da diretora, onde palestrou para mais de 60 aluno no período da manhã e aproveitou para reforçar o convite aos alunos para a 7ª Pedalada Contra as Drogas.
Dia 22 está agendada palestra na EE Profª Lourdes Pereira, no período matutino e no período vespertino. O Projeto Prevenção as Drogas nas Escolas é de iniciativa do Pastor e Agente de Segurança Penitenciaria desde 2010.
Nas Palestra costuma abordar a experiência de ter pego a guarda de um adolescente de 13 anos viciado em crack lembrando a dor que sente uma família ao perder um filho para as drogas. Ele também aborda o assunto das consequências que as drogas têm causado na sociedade e o quanto elas aprisionam as pessoas muitas vezes transformando em seres insensíveis falam sobre princípios familiares, do quanto os alunos devem obedecer seus pais, professores e autoridades, e deixando claro que todos os alunos devem se preocupar em cuidar da sua escola, sendo guardiões para que não deem espaço para entrada de entorpecentes. As palestra também teve como objetivo motivar os alunos a fim de que se tornem mais um agente multiplicador contra as drogas e lembrá-los que existe o Dia Internacional do Combate às Drogas desde 1987 decretado pela Organizações da Nações Unidas.