Enfermagem da FEMA visita o Coren Educação
Pela primeira vez, alunos viram de perto as atividades oferecidas pelo conselho
Os alunos de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram recentemente no Coren-SP Educação, o espaço de atividades e treinamentos do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.
Essa foi a primeira vez que a FEMA esteve no local. Os 50 estudantes, acompanhados da coordenadora da graduação Rosângela Gonçalves da Silva e dos professores Daniel Augusto e Caroline Lourenço, conheceram as estruturas da unidade que fica na região central de São Paulo.
"Pudemos ver os robôs simuladores e saber um pouco mais do funcionamento do Conselho", conta o aluno Ronaldo Junior. "Foi muito interessante. Caminhamos em cada um dos andares, visitamos o plenário onde acontecem reuniões, treinamentos".
A ida ao Coren deu sequência às atividades da Enfermagem da FEMA de aproximar os estudantes do Conselho. Em abril, a fundação recebeu Marcel Lobato, que ministrou palestra dentro do projeto Ingressa Coren. No encontro, o presidente do Conselho de Ética falou sobre o órgão, sua finalidade e as atividades desenvolvidas em temas relativos à ética e à legislação.
O Coren-SP Educação é destinado à promoção e melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, que desenvolve treinamentos de aprimoramento profissional. Equipado com auditórios e laboratórios de simulação realística, o espaço visa contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais, pautada na humanização e segurança na área de enfermagem.
Além disso, são realizadas visitas monitoradas para que estudantes e profissionais conheçam os recursos disponíveis.
A visita dos alunos do segundo ao quinto ano da FEMA aconteceu no último dia 10 de junho. O grupo saiu ainda pela madrugada em viagem de ônibus custeada pelos alunos e também pela direção da faculdade. Metade da turma fez o tour pela manhã e a outra parte à tarde. O tempo livre proporcionou ainda um rápido passeio pela cidade de São Paulo antes do retorno a Assis.
Em 2016, a Enfermagem da FEMA completa 10 anos. A história da graduação começou em fevereiro de 2006, quando as duas primeiras turmas (diurno e noturno) deram início ao curso que rapidamente se voltaria para a comunidade de Assis e região. A consolidação passou a ser observada com as parcerias feitas com a Secretária da Saúde, na Clínica de Enfermagem, e com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), na Liga do Trauma.