Buscar no site

Fiéis e amigos comemoram aniversário de Monsenhor Floriano

Monsenhor Floriano completou 90 anos de idade, dos quais 64 no sacerdócio

Divulgação

  • 16/02/16
  • 08:00
  • Atualizado há 465 semanas

Foi comemorado na noite do dia 13, sábado, os 90 anos de vida Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, completados no dia 10 deste mês de fevereiro de 2016.

Às 19 horas houve uma Missa de Ação de Graças na Catedral, com a igreja completamente lotada. A Missa foi ministrada pelo próprio Monsenhor e pelo Pe Oldeir José Galdino, auxiliados pelo Pe Heliton Luiz Ferreira, administrador Diocesano da Sede Vacante - Diocese de Assis, Pe Carlos Augusto Martins Júnior, Pe Juninho, com a presença do Bispo Emérito Dom Antonio de Sousa.

Após a celebração na Catedral, houve um jantar especial na sede da ACIA, Associação Comercial e Industrial de Assis, onde o Monsenhor se reuniu com mais de 500 pessoas, entre amigos e parentes.

No local ele foi muito homenageado e recebeu placas comemorativas pelos seus 90 anos.

As homenagens foram feitas pela Câmara municipal de Assis, Santa Casa de Assis, Casa da Menina São Francisco de Assis e Assis Tênis Clube.

Além dos representantes das entidades, o Padre Heliton Luís Ferreira, o Padre Carlos Augusto Martins Júnior e o Padre Juninho usaram a palavra para homenagear o Monsenhor.

Como representante da Comissão Organizadora dos eventos comemorativos da noite festiva, José Augusto Pires entregou ao homenageado um exemplar da revista comemorativa em alusão à celebração dos seus 90 anos de vida, contando um pouco da sua caminhada de lutas e conquistas.

A revista de 56 páginas foi escrita e confeccionada pelo historiador e publicitário Luiz Carlos de Barros, também membro da Comissão Organizadora dos eventos, responsável pelo cerimonial da noite.

Enfim, o reverendíssimo Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez usou a palavra para agradecer a todos pelo carinho e afeto a ele dedicados, falando de seu orgulho de ter sido o primeiro padre assisense da Diocese. Ele disse que valeu a pena tudo o já viveu em seus 90 anos e que se sente realizado no desempenho de suas funções sacerdotais e como instrumento de promoção humana.

Responsável pela fundação da Casa da Menina São Francisco de Assis e por grandes obras como a construção da atual Igreja Matriz Catedral de Assis, do Seminário Diocesano São José, do Seminário Menor e Propedêutico e do Salão Paroquial (Salão Verde da Catedral), ele destacou que foi tudo a pedido dos bispos e que o mérito não é somente dele e que o povo também ajudou em tudo.

"Deus fez de mim seu servo, Ele me deu vida e saúde para que eu pudesse serví-Lo e me sinto muito feliz em ser assisense e ter podido contribuir para o progresso da cidade. Mais uma vez, meu muito obrigado a todos", agradeceu o religioso.

O evento foi um esforço conjunto por iniciativa e efetiva participação e organização de uma equipe de amigos do Monsenhor, formada por membros da Diocese de Assis e da Santa Casa, a qual recebeu os convidados de braços abertos e agradeceu a participação de todos os que trabalharam nas homenagens.

A equipe que comandou as festividades foi composta de José Augusto Pires, Nilda Netto Marchetti, Sheila Nunes Kume, Dorotea Longuini, Luiz Barros, Ivanes Menk, Neide N. S. Spinardi, Sônia R. O. da Fonseca, Elizabete Romagnoli e Aref Sabeh.

José Augusto Pires agradeceu também as empresas que colaboraram na revista histórica com patrocínio de apoio cultural, sendo elas a Casa Di Conti, Elétrica Forte, Kasa Imobiliária, Coopermota e Colégio Ressurreição Santa Maria.

Nilda Netto Marchetti e Sheila Nunes Kume fizeram especial agradecimento ainda ao Miguel Dib, Alice Dib e Célia de Carvalho Ferreira Penço, pela colaboração.

Durante a solenidade foi lembrado e rendido homenagens ao Adauto Camilo de Oliveira (in memóriam), amigo do Monsenhor que foi importante para que este evento ocorresse.

"Foi uma maneira singela de homenagear o Monsenhor, pessoa muito querida e que prestou relevantes trabalhos à frente da comunidade de Assis e região. Com dotes espirituais e filantrópicos, sempre se destacou na área de promoção humana local, sendo ele ainda com quase 64 anos de sacerdócio, responsável por muitas conquistas da Diocese de Assis", lembra Luiz Barros.

"A celebração de seu aniversário consiste, é claro, de muitas homenagens, sendo, no entanto, primordial ressaltar a importância deste ilustre assisense que contribuiu muito para o progresso da cidade em diversos setores", finalizou o historiador.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos