Buscar no site

Governo de SP adia aplicação do Provão Paulista

1º dia de prova seria nesta terça-feira, dia 28, mas por conta da greve da Sabesp, o Governo do SP decidiu adiar o início das provas para esta quarta-feira, dia 29

Redação AssisCity

  • 28/11/23
  • 10:00
  • Atualizado há 55 semanas

O governo de São Paulo decidiu adiar a realização do 1º Provão Paulista, que seria aplicado nesta terça-feira, dia 28 de novembro, em todas as escolas de ensino médio do estado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP), as provas foram remanejadas para esta quarta-feira, 29, e para a próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro.

O principal motivo para a mudança é a greve dos funcionários da Sabesp, metroviários e motoristas da CPTM que, em alguns lugares do estado, principalmente na região metropolitana da capital, afeta mais diretamente o transporte público, o que, segundo a Sejusc, poderia também prejudicar a participação dos estudantes nas provas.

O Provão Paulista acontece em quatro dias para estudantes do ensino médio. Veja como fica o novo cronograma das provas:

Alunos do 3º ano: as datas mudaram para os dias 29 e 30 de novembro (quarta e quinta-feira)

Alunos do 1º e do 2º ano: as datas mudaram para a sexta-feira (1º de dezembro) e a segunda-feira seguinte, dia 4 de dezembro

Segundo o governo estadual, estão inscritos 1,2 milhões de estudantes na primeira edição do Provão Paulista. Quase todos eles estão matriculados nas escolas estaduais ou nas escolas de ensino técnico, as Etecs, e farão a prova na própria escola em que estudam.

Agência Brasil - Governo de SP adia aplicação do Provão Paulista - FOTO: Agência Brasil
Governo de SP adia aplicação do Provão Paulista - FOTO: Agência Brasil

O que é o Provão Paulista

O Provão Paulista é um novo vestibular seriado anunciado pelo governo estadual em julho, voltado especificamente para estudantes matriculados em redes públicas de ensino. Cinco instituições de ensino paulistas aderiram ao processo seletivo, somando cerca de 15 mil vagas que serão disputadas pelos candidatos:

- Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas

- Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas

- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas

- Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas

- Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10 mil vagas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos