Buscar no site

ENEM dos Concursos: inscrições começam na próxima sexta-feira e isenção vai até 26 de janeiro

Inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, beneficiários e ex-beneficiários do PROUNI e do FIES têm direito à isenção da taxa

Redação AssisCity

  • 17/01/24
  • 12:00
  • Atualizado há 48 semanas

O Concurso Público Nacional Unificado, popularmente conhecido como "ENEM dos Concursos" que oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais, abre seu período de inscrições na próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro. Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição têm até o dia 26 de janeiro para fazer isso.

Para obter a isenção, os candidatos devem comprovar que se enquadram em uma das seguintes condições:

- Estar inscrito no CadÚnico e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 706);

- Ser doador de medula óssea;

- Ser bolsista ou ex-bolsista do ProUni;

- Ter cursado ou estar cursando faculdade com financiamento do Fies.

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro. Os candidatos que tiverem o pedido indeferido poderão apresentar recurso até 30 de janeiro. O resultado final da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 6 de fevereiro.

As inscrições para o CNU devem ser feitas pelo próprio candidato, com seus dados na plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta - ouro, prata ou bronze.

Após o envio do requerimento, o candidato deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) que poderá ser paga em qualquer agência bancária, bem como nas casas lotéricas e nos Correios, até a data de vencimento. O pagamento por PIX poderá ser realizado por meio do QR code apresentado na GRU Cobrança. O pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição.

Marcos Santos / USP Imagens - ENEM dos Concursos: inscrições começam na próxima sexta-feira e isenção vai até 26 de janeiro - FOTO: Marcos Santos / USP Imagens
ENEM dos Concursos: inscrições começam na próxima sexta-feira e isenção vai até 26 de janeiro - FOTO: Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos alerta que, para evitar despesa desnecessária, o candidato deverá pagar o valor somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para o concurso. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento do certame ou sob a hipótese de problemas logísticos durante a aplicação das provas.

Também não é permitida a transferência do valor pago para terceiros ou para outros concursos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos