Comerciantes da Rui Barbosa pedem corte de árvore antiga em Assis
Equipes da Secretaria do Meio Ambiente iniciaram trabalhos nesta quinta-feira, 7 de novembro
Após a chuva e a ventania desta semana que derrubou inúmeras árvores em Assis, os comerciantes do Camelódromo de Assis ficaram preocupados com a situação da região.
Há meses eles fizeram um abaixo assinado e procuraram a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Assis para solicitar o corte de uma árvore antiga localizada nas imediações da Avenida Rui Barbosa.
Segundo eles, a árvore aparentava estar comprometida e, por conta do período chuvoso que está começando, a situação gera insegurança pelo risco de queda sobre os boxes ou outros acidentes.
As equipes da Secretaria atenderam ao pedido e na tarde desta quarta-feira, 6 de novembro, foram até o local para realizarem uma vistoria e avaliar se a árvore deveria ou não ser removida, bem como conferir a situação de outras árvores.
Leia também: Chuva e ventania destelham casas e derrubam árvores em Assis
De acordo com o secretário Fábio Nossack, os técnicos constataram que cerca de 10 árvores da espécie Sibipiruna passarão por poda de galhos.
"Os trabalhos foram iniciados na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, na região do Camelódromo. Os comerciantes se mobilizaram e fizeram um abaixo assinado solicitando avaliação da situação das árvores do local, onde verificamos que todas as árvores estão com as copas muito altas", afirma.
Ainda segundo Nossack, a árvore antiga foi condenada pelos técnicos e será removida.
"Uma das árvores está completamente podre, está rachando ao meio e precisará ser retirada. Nas demais faremos o corte de galhos e uma poda drástica. Com o tempo elas brotarão novamente e faremos o acompanhamento para que suas copas fiquem com cerca de quatro metros de altura", ressalta.
O secretário também considera que a situação do local é bem crítica.
"Se tivermos outra chuva com ventos como a registrada na terça-feira, 5 de novembro, há um grande risco de que galhos dessas árvores caiam, causando estragos e podendo até ferir alguém. Por isso iniciamos os trabalhos imediatamente e devemos concluí-los nos próximos dias", finaliza.
Confira o vídeo sobre os trabalhos com o secretário Fábio Nossack: