Secretaria de Saúde de Cândido Mota orienta moradores a se vacinarem contra sarampo
População deve se atentar ao surto que atinge países da América, incluindo o Brasil
A Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota, atenta à atual situação epidemiológica do sarampo nas Américas e em especial no Brasil, recomenda que o público alvo atualize a carteira de vacinação para prevenir a doença.
O público-alvo corresponde a crianças de um ano até menores de cinco anos, pessoas com idade até 49 anos e também os profissionais da saúde.
O Brasil assiste em 2018 ao retorno do sarampo, infecção que já foi considerada "doença comum na infância" durante décadas, antes de ser eliminada do país em meados dos anos 1990. O Ministério da Saúde acredita que vá conseguir controlar os surtos, mas ressalta que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle da doença.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.
"O sarampo é uma doença grave. A situação atual é triste porque é uma doença fácil de controlar e o Brasil tinha controlado. Em 30 anos de profissão, nunca vi a doença no meu consultório", diz Isabela Ballalai, pediatra e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).
Pessoas adultas, com até 29 anos de idade, devem tomar duas doses da vacina tríplice viral (protege contra caxumba, rubéola e sarampo), mesmo que tenha sido vacinado na infância. De 30 até 49 anos de idade, devem tomar uma dose da vacina tríplice viral.
"As pessoas que fazem parte deste público alvo, ou seja, abaixo de 50 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência observando o horário de vacinação. A prevenção ainda é o melhor remédio" conclui a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana.
Confira os horários de atendimento nas salas de vacina:
UBS Central - das 8h às 12h e das 13h às 17h
UBS Jardim Aeroporto - das 8h às 17h
UBS São Judas - das 9h às 16h
ESF Nova Alexandria - das 8h às 17h
ESF Frutal do Campo - das 7h às 11h e das 13h às 15h
ESF Porto Almeida - das 7h às 12h
Devem se vacinar crianças entre 1 e 5 anos, pessoas com até 49 anos e profissionais da saúde