Buscar no site

Saúde de Assis divulga novo boletim da dengue com confirmação oficial da 1ª morte

Além da dengue, baixa cobertura vacinal contra a Influenza e COVID-19 preocupam a secretaria

Redação AssisCity

  • 03/07/24
  • 15:00
  • Atualizado há 15 semanas

Nesta terça-feira, dia 2 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Assis divulgou um novo Boletim Epidemiológico com os dados referentes à dengue na cidade. Até o momento, 11.167 pessoas já foram notificadas com sintomas de dengue só em 2024. Segundo a SMS, as notificações também inclui moradores de outros municípios. Veja outros dados:

- 5.090 pessoas com exame positivo para a doença;

- 5.757 pessoas com exame negativo para dengue;

- Apenas 1 morte por dengue registrada no município em 2024.

Portal AssisCity - Exemplo de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya - FOTO: Portal AssisCity
Exemplo de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya - FOTO: Portal AssisCity

Outras doenças que preocupam

Entre os dias 1º de janeiro e 25 de junho de 2024, a SMS também registrou 49 casos de doenças respiratórias, como Influenza e COVID-19. Segundo apuração realizada pelo Portal AssisCity, a baixa cobertura vacinal é um fator de grande preocupação para o município.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Assis, Aline Biondo Alcântara, comentou. "A cobertura vacinal contra Influenza, que inclui proteção contra H1N1, H3N2 e Influenza B, é de apenas 32,79%, com 19.855 vacinados. A vacina tem sido ofertada desde 23 de março ao grupo prioritário e, desde abril, a toda população em geral, estando disponível em todas as ações", alertou.

1º óbito oficial por dengue em Assis

Quase um mês após a morte de Camila Borges, jovem de 27 anos que faleceu em 4 de junho, a SMS também emitiu um comunicado na noite desta terça-feira, 2 de julho, confirmando a causa da morte como complicações da dengue. O laudo final, expedido pelo laboratório Adolfo Lutz, já havia sido confirmado anteriormente pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

No comunicado, a SMS declarou: "A morte era suspeita pela doença desde o boletim epidemiológico publicado no último dia 5 de junho, e a Saúde seguiu com todos os protocolos para casos como esse. A primeira morte suspeita, a de uma senhora de 82 anos, foi descartada para dengue na última semana após exames laboratoriais".

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais