Profissionais da educação e jovens de 20 a 29 anos podem tomar vacina contra a meningite
Saúde ampliou vacina contra a meningite para novos grupos
A vacinação contra a meningocócica C (Conjugada) foi ampliada para mais grupos. Agora, jovens de 20 a 29 anos e profissionais da educação poderão ser imunizados nas Unidades de Saúde do município.
Assim como os demais grupos prioritários, os jovens e profissionais da educação devem procurar uma UBS ou UFS mais próxima de suas residências para serem imunizados, das 7h30 às 16h30; nos distritos, o atendimento se encerra às 16h.
A vacina contra a Meningite faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, os imunizantes serão fornecidos somente até dia 28 de fevereiro ou até esgotarem os estoques.
A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, alertou que todas as pessoas dos grupos prioritários devem priorizar a imunização.
"Somente para mulheres gestantes ou em fase de amamentação não indicamos que tomem a dose vacinal, mas os demais devem sim procurar o quanto antes pela dose vacinal nos postos de saúde antes do dia 28", informou.
A meningite é uma doença bacteriana grave e, quando acomete um indivíduo, pode deixar seqüelas comprometedoras, podendo, inclusive, evoluir o quadro a óbito.
Demais grupos
Além do novo grupo liberado, a Secretaria informa que os profissionais da saúde e jovens de 15 a 19 anos, também ainda podem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades Saúde da Família (USF) para receberem a dose de vacina da Meningocócica C (Conjugada). Vale destacar que é necessário que os profissionais da saúde levem um comprovante de vínculo empregatício (crachá ou holerite) para receberem a dose.