Mudanças de hábitos cotidianos podem melhorar a fertilidade, afirma médica especialista
O álcool também pode ser um vilão na fertilidade, independentemente do gênero
Redação AssisCity
- 27/04/23
- 08:00
- Atualizado há 86 semanas
Mudanças no estilo de vida podem melhorar a fertilidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 8 milhões de brasileiros sofrem de infertilidade, o que representa 15% da população, mas em cerca de 10 a 15% dos casos, a causa não é encontrada. A pesquisa científica tem avançado e descoberto que a infertilidade pode estar ligada a diversos fatores, incluindo o estilo de vida.
A Dra. Camila Andrade, médica especialista em saúde da mulher, da Clínica Andrade e Medalha, em Assis, explica que a busca pela gravidez é o momento ideal para promover mudanças nos hábitos que não agregam nada positivo à rotina. Segundo ela, o tabagismo pode ter um grande impacto na fertilidade de homens e mulheres. As mulheres que fumam têm um risco aumentado de menopausa antecipada e podem prejudicar a reserva ovariana, contribuindo para o envelhecimento das células. Para os homens, o cigarro pode prejudicar a qualidade seminal.
O álcool também pode ser um vilão na fertilidade, independentemente do gênero. Para as mulheres, o consumo frequente de bebida alcoólica pode suspender a ovulação e diminuir a qualidade dos óvulos. Já para os homens, a produção de testosterona pode ser prejudicada.
A qualidade do sono também é um fator importante para a fertilidade. Dormir mal pode aumentar os níveis de hormônios do estresse nas mulheres, prejudicando a ovulação e inibindo um ciclo saudável de fertilidade. Para os homens, a fragmentação do sono pode prejudicar a espermatogênese e resultar em uma piora da função reprodutiva.
A Dra. Camila Andrade destaca que a mudança de hábitos pode melhorar a capacidade reprodutiva, proporcionando uma gestação mais tranquila e um bebê saudável. É importante destacar que a infertilidade é um problema complexo e que é fundamental buscar orientação médica especializada para identificar a causa e traçar o melhor tratamento.
Serviço
Clínica Médica Andrade e Medalha
Rua José Bolfarini, 396
WhatsApp: (18) 99609-8069