Carreta da Mamografia chega a Cândido Mota na segunda-feira, dia 11
A Carreta da Mamografia ficará estacionada na Praça da Matriz de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e no sábado das 8 às 12 horas
Cândido Mota recebe a partir de segunda-feira, 11, a Carreta da Mamografia do Programa Estadual 'Mulheres de Peito'. O programa pretende realizar, até o dia 29 deste mês, gratuitamente exames de prevenção ao câncer de mama. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Cândido Mota, por meio da Secretaria de Saúde, com o Governo do Estado.
A Carreta da Mamografia ficará estacionada na Praça da Matriz de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e no sábado das 8 às 12 horas. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
Nos dias 28 e 29, serão realizados exames complementares apenas de pacientes convocadas. Em caso de necessidade, também serão realizados exames complementares. Constatado o câncer, a mulher será encaminhada para tratamento especializado.
"O atendimento ao público será feito mediante agendamento realizado nas unidades de saúde mais próxima da residência onde deverão procurar a enfermeira responsável pela unidade onde receberá o protocolo de atendimento. Poderão realizar os exames mulheres de 35 a 49 anos, munidas de pedido médico, cartão SUS, RG e protocolo. Já aquelas com idade acima de 50 anos podem fazer o exame mesmo sem a solicitação médica, somente com RG, cartão SUS e o protocolo" explicou a secretária de Saúde de Cândido Mota Amanda Mailio Santana que completou "o programa Mulheres de Peito tem o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama e como sempre dizemos a prevenção é o melhor remédio. Caso seja detectada alguma alteração, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento" disse a secretária de Saúde Amanda Mailio Santana.
O prefeito Roberto Bueno salientou a prevenção e importância de um diagnóstico rápido do câncer de mama. "As pesquisas mostram um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase precoce. Procure a unidade de saúde e faça seu agendamento" falou o prefeito.