Cândido Mota tem 25 notificações de dengue em 2019
Até o momento, apenas um caso da doença foi confirmado
Nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Saúde divulgou o boletim com dados atualizados sobre a dengue no município.
Segundo os dados informados, de janeiro até o momento foram registradas 25 notificações. Deste total, apenas um caso da doença foi confirmado, enquanto 16 foram descartados e oito estão em andamento, aguardando os resultados de exames de laboratório.
A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana explicou que o trabalho é de prevenção.
"Tivemos uma epidemia em 2015 e esperamos nunca mais passar por isso. Estamos com municípios em nossa região com números elevados de caso de dengue e aqui no município, até nesta segunda-feira, quando recebemos os novos resultados, apenas 1 caso positivo para a doença. Isto é resultado de muito trabalho. O ano todo desenvolvemos através da agentes da Vigilância Epidemiológica visita nas residências sempre alertando para o perigo dos criadouros. Sem falar nas campanhas que estamos executando como a que aconteceu na sexta-feira e que irá continuar, que envolve funcionários de todas as secretarias da prefeitura na mobilização de orientação e conscientização sobre o Aedes Aegypti. Um trabalho muito importante que tem a marca da prevenção. Se não tivermos criadouros não teremos a larva e sem a larva não teremos o mosquito" frisou a secretária Amanda Mailio.
Sobre o serviço realizado citado pela Amanda Mailio, o agente de vetor Eduardo Messias de Oliveira afirma que "durante a rotina, os agentes da Vigilância Epidemiológica trabalham na conscientização e combate aos vetores, principalmente no controle do Aedes Aegypti. A ação mais importante na prevenção a Dengue é a eliminação dos criadouros e focos de larvas do mosquito. Tais atividades acontecem diariamente nas visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, visita a imóveis especiais e pontos estratégicos. No entanto, também está no Plano Nacional de Controle do Aedes a realização de mobilizações sociais envolvendo funcionários municipais de outros departamentos e comunidade em geral como esta que está acontecendo", diz.
O prefeito Roberto Bueno também destacou o caráter preventivo das ações. "Parece que só falamos em eliminar criadouros, mas é isso mesmo que continuaremos a falar já que somente assim, com a conscientização da população sobre a importância de manter limpo o quintal de casa e remover os objetos que possam acumular água é que evitaremos a proliferação do mosquito da dengue", finaliza.
Agentes da Vigilância Epidemiológica visitam residências alertando para o perigo dos criadouros