Cândido Mota realiza segunda etapa da imunização contra gripe
Campanha será realizada até 1º de junho
A Secretaria de Saúde do município de Cândido Mota informa que está realizando a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) nas unidades de saúde do município e distritos. A abertura aconteceu no ultimo dia 23 com publico prioritário e na próxima semana de 2 a 4 de maio será incluído neste grupo crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Fazem parte deste publico alvo idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais da área da saúde dos setores publico e privado, sendo obrigatório a apresentação de holerite ou crachá para identificação e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% da população dos grupos prioritários. A campanha acontece de 23 de abril a 01 de junho sendo que no dia 12 de maio, sábado, acontecerá o dia da mobilização nacional com as unidades de saúde abertas das 8 às 17 horas na cidade e distritos.
A secretária de Saúde de Cândido Mota Amanda Mailio Santana divulgou o horário de atendimento nas salas de vacina das unidades de saúde.
"Vamos trabalhar muito, como sempre fizemos, para atingir a meta estabelecida. Acreditamos que a grande maioria do público-alvo já está conscientizada sobre a importância da vacinação, o que fará com que o resultado seja bastante positivo", disse a secretária.
Horários de atendimento de segunda a sexta-feira nas salas de vacina:
UBS Central - das 8h às 12h e das 13h às 16h;
UBS Jardim Aeroporto - das 8 às 17h;
UBS São Judas - das 9h às 16h;
ESF Distrito de Nova Alexandria - das 8h às 17h;
ESF Frutal do Campo - das 7h às 11h e das - 13h às 15h;
ESF Porto Almeida das 7h às 12h.
A diretora da Vigilância em Saúde, Talita Franciscani explicou que a vacina contra gripe é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A definição de um público-alvo existe pela chance maior de sofrer complicações por causa da gripe, levando ao agravamento da doença.
O prefeito Roberto Bueno que esteve na unidade central onde conversou com várias pessoas que estavam recebendo a imunização destacou a importância da vacinação.
"A prevenção sempre é o melhor remédio. E com a chegada do frio, a preocupação com a transmissão do vírus da gripe aumenta. A grande preocupação com os idosos se dá pela chance de uma gripe progredir e virar uma doença respiratória. Portanto, não deixe de ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e vacinar. É importante também que os pais levem seus filhos para receber a imunização", destacou o prefeito Roberto Bueno.
Vacinação acontece até 1º de junho em Cândido Mota
Prefeito Roberto Bueno acompanha vacinação no município