Buscar no site

1º Fórum para retomada da rede do Programa Pétala é realizado no Hospital Regional de Assis

Programa é uma rede de apoio às vítimas de violência sexual

Assessoria de Comunicação

  • 10/10/23
  • 11:00
  • Atualizado há 58 semanas

Na manhã desta segunda-feira, 9 de outubro, representantes de diversos órgãos de saúde, poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como de proteção e atendimento às pessoas em vulnerabilidade social se reuniram no Hospital Regional de Assis para discutir a retomada do Programa Pétala, uma rede de atendimento integrado às vítimas de violência sexual.

A pauta central deste I Forum foi a necessidade da retomada do Programa de firma ampliada e organizada, que representa uma estrutura fundamental na assistência às vítimas assistidas.

A Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, Diretora Técnica do Hospital Regional de Assis, idealizadora do evento com sua equipe, fez a abertura conclamando a todos para que, juntos, possam retomar, com maior amplitude, o Programa Pétala, que sempre foi reconhecido por sua abordagem integrada e humanizada no atendimento às vítimas de violência sexual. Sua reinserção na região representa um passo significativo na proteção dos direitos das pessoas vulneráveis.

Na sequência o Promotor Dr. Luis Fernando Rocha fez uma abordagem impactante sobre o tema, seguido pela Enfermeira Adriana que apresentou os dados regionais atinentes aos casos de violência sexual.

Durante a reunião, foram debatidos os diferentes aspectos relacionados ao tema, com oportunidade para a manifestação de todos os presentes. Ficou decidido a formação de um comitê visando a organização de fluxos, estratégias de capacitação e envolvimento dos 25 municípios que fazem parte da abrangência do HRA.

A reunião foi marcada por um clima de cooperação e determinação, sinalizando um compromisso firme em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas de violência sexual em Assis e região.

O encontro reuniu uma gama diversificada de representantes de órgãos de proteção e atendimento, destacando-se a presença de Flávia Vernaschi Lima, representante do DRS-IX de Marília, Viviane Del Massa, Presidente da Câmara Municipal de Assis, Magali Aparecida Belotti da DRS-IX de Marília, Adriana Carla Sprícido Nogueira do GVE XIII de Assis, prefeitos Oscar Gozzi (Tarumã) e Eraldo José Nogueira (Cândido Mota), profissionais de Espírito Santo do Turvo, gestores municipais e representantes da Atenção Básica. O Poder Judiciario foi representado pela Drª Mônica Tucunduva, juíza da Vara da Família e Sucessões de Assis, e os promotores Drs. Luis Fernando Rocha, Renata G. Gomes e Weslei Ciciliato.

Além disso, a Delegacia de Polícia foi representada pela Dra. Raquel S. Oliveira e a Escrivã Silvileni Valeze, enquanto o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente foi representado pela Presidente Vanislene Guiotti. A Coordadora de Captação de Recursos e Qualidade Hospitalar da Santa Casa de Assis Amanda Mailio Santana e diversos profissionais da área de saúde do Hospital Regional de Assis também participaram, juntamente com a representante do Instituto Médico Legal (IML), Raquel C.P.S. Gomes, e Daniel Lima da Silva, Presidente da ONG Braços Abertos.

A retomada do Programa Pétala representa um marco importante na promoção da justiça e no apoio às vítimas de violência sexual, demonstrando o comprometimento das autoridades e profissionais da área em proteger e cuidar daqueles que mais necessitam. A expectativa é que, em breve, o programa esteja plenamente operacional, cumprindo sua missão de proporcionar assistência integral e digna às vítimas de violência sexual.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos