Turistando: o que fazer em Pedrinhas Paulista?
Na nova série turística do Portal AssisCity você conhecerá os melhores pontos turísticos da região do Vale do Paranapanema
A história, os contos e causos de cada município os tornam únicos e por isso o Brasil é tão famoso por sua rica cultura, que traz muitas atrações turísticas para quem gosta de conhecer novos lugares.
Na nova série 'Turistando' do Portal AssisCity você vai conhecer e saber quais as principais atrações, sejam arquitetônicas, culturais ou gastronômicas, nas cidades que compõe o Vale do Paranapanema. Pedrinhas Paulista é um dos municípios que compõe o Consorcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e fica na região oeste do estado de São Paulo, a 400 km da capital. De acordo com o IBGE o municipio tem 3.101 habitantes.
Vindos diretos da Itália, em busca de um lugar tranquilo para criar os filhos, a colônia Italiana deu vida e riqueza ao município de Pedrinhas Paulista que, neste mês de setembro, comemorou seu 69° aniversário de emancipação.
Arquitetura
Desde sua arquitetura, até as atrações musicais e artísticas, a cidade enche os olhos de qualquer turista que goste de apreciar e conhecer novas culturas. Começando pelo imponente prédio legislativo, onde funciona a Câmara Municipal.
Para os amantes de arquitetura é um prato cheio de apreciação e também é perfeito para aquele click fotográfico para atualizar o feed do Instagram.
Continuando com belas construções, trazemos o Cine Teatro Municipal de Pedrinhas Paulista, local utilizado como lazer aos colonos na década de 50. Completamente restaurado, possui hoje, belíssima arquitetura e capacidade para 300 pessoas. É um importante palco de eventos históricos e culturais, possuindo também o Kit Cinema com projetor para exibição de filmes.
O Centro Cultural da cidade está localizado no centro de Pedrinhas Paulista. É composto pelo "Museu dos Pioneiros", Biblioteca Municipal "Izabel Chagas Terzi", Arquivo Histórico Municipal e Salão de Exposições. O local recebe visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos finais de semana com agendamento pelo número (18) 3375-1063.
O museu dos pioneiros conta a história de Pedrinhas Paulista e dos imigrantes italianos. Possui fotos, documentos, móveis e diversas antiguidades doadas pelos descendentes dos primeiros imigrantes da cidade. Parte do acervo documental da Companhia de Colonização e Imigração italiana e diversos trabalhos acadêmicos que dizem respeito à imigração, também estão lá. O local é muito procurado por visitantes e por estudantes e pesquisadores.
A cidade ainda conta com a histórica Igreja São Donato, tendo o início de sua construção em 21 de setembro de 1952, com a colocação da pedra fundamental, que simboliza o inicio da colônia. Na igreja existe uma imagem de São Donato e uma relíquia do santo, ambos vindos da Itália.
Ao lado da pedra fundamental é possível visitar o Sino Cinquentenário que marca os 50 anos de fundação da Colônia. Nele existe uma urna lacrada, colocada em 2002, com cartas da população da época para as gerações futuras, a urna será aberta quando a cidade completar 100 anos, em 2052.
Praças
As praças também são boas atrações turísticas para quem gosta de história ao ar livre. Como a Praça Roma, local que homenageia a Loba Capitolina, que segundo a lenda foi responsável por salvar a alimentar os gêmeos Remo e Rômulo, que foram abandonados em um cesto nas águas do rio Tibre. Quando adulto, Rômulo matou seu irmão Remo e, em seguida, fundou Roma, oito séculos antes de Cristo.
Outra opção que a cidade oferece é a Praça Monsenhor Ernesto Montagner, que é formada por monumentos e estátuas que transformam este espaço num cenário encantador e curioso, como "Memorial do Pioneiro Brasileiro", que possui os nomes das famílias brasileiras que também ajudaram na construção da colônia e o Busto em homenagem à Monsenhor Ernesto Montagner, pároco italiano que chegou à colônia com a missão de dar suporte espiritual as famílias.
Culinária
Além dos pontos históricos que trazem toda a união entre os povos italianos e brasileiros, Pedrinhas Paulista oferece rica variedade em comidas italianas, como macarrão, crostolli, pão italiano, lazanha, raviolli, nhoque e rondelli.
Uma das principais atrações gastronômicas é Macarronada de São Donato que é produzida e servida para toda a população no evento realizado dia 7 de agosto, dia de São Donato.
Conheça: Pedrinhas Paulista realiza tradicional Festa de São Donato
A Festa Veneta também é destaque entre as recreações oferecidas pela cidade, a celebração começou como "Festa da Polenta" (comida típica da região do veneto), e mudou o nome para festa Veneta com o intuito de promover um encontro e homenagear as famílias oriundas desta região da Itália, mas atrai também público de outras regiões, assim como brasileiros que gostam e se identificam com a cultura italiana.
E o por último o destaque para a Festa Italiana que está em sua XXIX edição e tem como atrações principais show de música italiana, comidas típicas, apresentação de tarantela.
Gostou das dicas? Fica ligado que o Portal AssisCity traz o melhor do turismo da região do Vale do Paranapanema!