Ronqui, candidato a prefeito de Palmital, projeta geração de emprego e diz que Prefeitura tem dinheiro em caixa
O candidato projeta viabilizar um novo distrito industrial
Nesta sexta-feira, 6, o Portal AssisCity e a Rádio Difusora deram continuidade às entrevistas com candidatos às prefeituras da região. Com o professor Elielton do Portal AssisCity e Gerônimo Paes da Rádio Difusora, a jornada recebeu José Roberto Ronqui, candidato a prefeito de Palmital.
Ronqui busca a reeleição e acredita que pode continuar trabalhando com respeito ao dinheiro público e com austeridade. Ele conta ter assumido o cargo majoritário com dezesseis milhões reais de dívidas e frota sucateada. "Eu consegui sanear toda essa situação", conta.
As contas da Prefeitura em 2018 não foram aprovadas. Ronqui relata que a rejeição não é fruto de mau uso do dinheiro que fora empregado na Saúde. Ainda cabe recurso. "Não foi um dinheiro mal utilizado. Foi utilizado para atender quatro mil pacientes que estavam na fila desde 2013. Foi para socorrer a Santa Casa, foi para pagar indenizações que a Prefeitura era devedora e também essa questão desse convênio que o Município teve que assumir", explica.
O prefeito afirma que a oposição teve a intenção de prejudicá-lo. "O grupo da oposição elegeu uma quantidade de vereadores e entraram ávidos para me prejudicar. Eu não vou lá oferecer um cargo. Isso eu não fiz e não vou fazer. Eu não negocio com a Câmara, eu dialogo. Não tenho o hábito de fazer toma lá dá cá", enfatiza.
Ele conta investir mais de trinta por cento na Saúde, que comprou novas ambulâncias com recursos próprios e viabilizou por meio de emendas mais dez veículos. Ronqui afirma ter avanços odontológicos, nas especialidades e convênios para o atendimento.
Sobre a Santa Casa, comenta a respeito da intervenção após comunicação do possível fechamento da unidade. "Eu vi a necessidade da intervenção", afirma. Para ele, a situação poderia ser melhor se não fosse a pandemia por possuir novos convênios, novos médicos, novas especialidades para serem desenvolvidas. "O ideal é que a Santa Casa seja independente e pondera que enquanto for necessário manterá a intervenção", completa.
Ronqui conta ter firmado convênio com o SESI e que a Educação cumpriu a meta do IDEB. Aponta que não há criança fora de creches e que duas unidades estão em processo adiantado de obras. "Os avanços aconteceram, o uniforme, merenda de primeiríssima qualidade e o índice IDEB", conta.
Para a geração de emprego, projeta viabilizar um novo distrito industrial que, segundo ele, ainda não foi iniciado devido a não aprovação da Câmara. "Esse distrito industrial é o nosso plano, é o nosso sonho", afirma.
O prefeito que busca a reeleição projeta ainda área de lazer no Paranapanema e aponta como bandeira o desenvolvimento para oportunizar o trabalho, casas populares e Saúde. Ele orgulha-se de seu trabalho. "Se eu deixar a Prefeitura hoje, eu deixo com setecentos mil em caixa, com superávit financeiro e orçamentário".
A série de entrevista continua nesse sábado com Leandro Souza, candidato a prefeito de Palmital.