Presa quadrilha que exigia resgate após furto de veículos
Num trabalho investigativo de meses, a Polícia Civil prendeu nesta manhã sete homens, três mulheres e três adolescentes; ainda faltam integrantes
Nesta manhã 13 pessoas foram acordadas por policiais civis participantes da "Operação Fortuna", deflagrada com a finalidade de retirar de circulação os integrantes de uma quadrilha que age em Assis há bastante tempo.
O grupo era especializado em furtar carros e motos. Após isso, uma parte se encarregava de telefonar aos proprietários e exigia pagamento de quantias que variavam de R$ 1.000 a R$ 2.000 para a devolução. Muitos pagaram e não receberam o automóvel de volta.
Todas as pessoas que receberam voz de prisão foram investigadas e tiveram particip
A ação confirmada na trama criminosa. Os indiciados foram levados à Delegacia de Investigações Gerais de Assis (DIG), onde se concentraram amigos e familiares deles, bem como advogados prontos a defendê-los.
As mulheres foram presas na Cadeia Feminina de São Pedro do Turvo, os homens no Anexo de Detenção Provisória de Assis, os menores, apresentados à Vara da Infância e Juventude e custodiados em cela especial da Cadeia Pública de Palmital.
A OPERAÇÃO - A ação policial teve a denominação "Fortuna" em virtude de grande parte dos veículos furtados terem sido escondidos na zona rural da Água da Fortuna.
A operação começou às 6 horas e envolveu 50 policiais civis, 14 viaturas e os delegados seccional Luis Fernando Quinteiro, seu assistente Luiz Antônio Ramão e o adjunto da DIG, Marcel Ito Okuma. Todos os indiciados foram presos em residências localizadas nas vilas Progresso e Maria Isabel. Chegaram a ser presos cinco integrantes de uma mesma família.
O delegado seccional de Polícia Civil de Assis, Quinteiro, afirmou que os indiciados eram investigados há meses e que as provas contra eles são irrefutáveis.
"A PC vinha investigando sobre furtos de veículos na cidade, pois há cerca de um ano se tornou um meio de vida para os marginais essa modalidade, seguida de pedido de pagamento de resgate para a devolução. A maioria dos carros subtraídos são os mais antigos, desprovidos de seguros e alarmes, sendo alvo fácil para os bandidos", expôs.
Segundo o delegado, foram confirmados mais de 30 furtos no mês de julho e 10 até ontem, ou seja, pelo menos um carro foi levado pelos criminosos.
Nas buscas domiciliares, feitas por força de mandados judiciais, foram localizados vários celulares usados para contatar as vítimas, peças e acessórios de veículos, assim como chaves. Também foi apreendida uma máquina fotográfica digital bastante sofisticada, contendo fotos que estão sendo averiguadas.
OS CARROS - Quinteiro disse que, apesar de a grande quantidade de carros localizados e/ou devolvidos mediante o pagamento de resgate, ainda resta localizar pelo menos meia dúzia.
O delegado comentou que uma mulher foi contatada pelos marginais e chegou a pagar o valor exigido, porém não houve devolução do veículo. Ousados, os marginais lhe telefonaram uma segunda vez, foram atendidos e não cumpriram o acordo.
Com a prisão da quadrilha, a polícia pretende chegar a outros integrantes e botá-los atrás das grades e acabar com esse tipo de ação extremamente extorsiva