Ponte histórica de Chavantes é Incendiada
O corpo de bombeiros do estado do Paraná conseguiu controlar rapidamente as chamas
Na madrugada deste sábado, 7 de novembro, às 5h00, a Ponte Alves Lima, conhecida como Ponte Pênsil, que liga a cidade de Chavantes, no estado de São Paulo e Ribeirão Claro no estado do Paraná, amanheceu incendiada.
O corpo de bombeiros de Jacarezinho, no Paraná, foi responsável pelo combate do fogo, que consumiu metade da estrutura da ponte histórica. A Polícia do Paraná irá investigar o caso e tentar identificar os causadores do incêndio criminoso.
Segundo o site da Prefeitura Municipal de Chavantes, a ponte que liga a cidade de Chavantes do estado de São Paulo a Ribeirão Claro no Paraná foi fundada em 1920 e é a única no Brasil com piso e laterais revestidos em madeira.
O local serve de ponto turísticos para a população que frequentemente visita a ponte para posar para fotos.
Essa não é a primeira vez que a ponte é destruída, na Revolução de 1924 e na Revolução Constitucionalista de 1932, a ponte foi queimada, por paulistas, para retardar o avanço das tropas legalistas e de Getúlio Vargas.
Já em 1983 a ponte foi levada pelas águas do Paranapanema, em uma das maiores enchentes da região. Em todos os casos a ponte Pênsil foi reerguida e em 2001 foi tombada como patrimônio histórico.