Onda de assaltos preocupa moradores de Quatá: 'estamos vivendo dias de terror'
Polícia Militar reforçou policiamento na cidade e pede que população faça boletins de ocorrência para ajudar a identificar bandidos.
Moradores têm vivenciado um verdadeiro terror nas ruas da cidade de Quatá. Nos últimos dias a população sofreu com atos de vandalismo, depredação de patrimônio público, furtos e tentativa de incêndio em um prédio.
"Nós moradores de Quatá estamos vivendo dias de terror em nossa cidade", relatou um morador à equipe de reportagem do TupãCity.
Um dos casos ocorreu por volta das 2:45 da madrugada desta terça-feira (20). Um homem furou pneus de vários carros que estavam estacionados na calçada com uma faca. Câmeras de segurança flagraram o ato de vandalismo. (veja o vídeo abaixo).
O homem já foi identificado pela Polícia Militar e Polícia Civil. "A Polícia Militar já conseguiu fazer a identificação desse indivíduo. Já fez contato com a Polícia Civil, que confirmou a autoria. Está sendo feito o inquérito e, assim que sair o mandado de prisão, certamente faremos a prisão ou internação deste indivíduo, tendo em vista que ele apresenta, possivelmente, problemas mentais", declarou o Comandante da Polícia Militar de Tupã, Capitão Vander.
Capitão Vander também destacou a importância de a população formalizar a queixa com boletim de ocorrência. "Tivemos uma dificuldade neste caso porque as vítimas não prestaram queixa, então a informação não chegou para a PM de maneira oficial. Só tínhamos recebido os vídeos. Isso dificulta o nosso trabalho", relatou.
Vale destacar que os boletins de ocorrência tem o intuito de registrar o delito, levando-o ao conhecimento da autoridade policial. É um documento oficial que formaliza para a polícia a informação da ocorrência de um crime. (Mais detalhes sobre a atuação da polícia no fim da matéria).
Outro caso, que também ocorreu na madrugada de terça-feira (20), foi a tentativa de incêndio em um prédio em reforma. A sobrinha da vítima fez uma publicação nas redes sociais, em que relatou sua indignação.
"Aqui vai também minha indignação!! Nessa madrugada, invadiram o prédio da minha tia (NOME CENSURADO) onde será a futura sorveteria Cristal. Tentaram incendiar o prédio e destruíram os equipamentos e produtos que estavam lá dentro. Absurdo!!! Nessa madrugada a cidade foi invadida pelo vandalismo", escreveu a internauta.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
No dia 16 de setembro o prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio, se pronunciou em suas redes sociais sobre os crimes que têm ocorrido na cidade.
O Chefe do Executivo se comprometeu a tomar medidas drásticas para solucionar esse problema na cidade. "[...> Estou indo na Secretaria de Segurança Pública e no Palácio para conversar com o pessoal do governo", destacou.
O prefeito da cidade ainda destacou o trabalho da Polícia Militar diante dos atos. "Estamos pagando para trabalharem em horário de folga, mas do jeito que está indo, pode colocar 1 mil policiais que não tem jeito", declarou o prefeito.
Pecchio ainda pediu a ajuda da população com as imagens das câmeras de segurança, pois isso ajuda a Polícia Militar e Polícia Civil a identificar os autores dos crimes. Veja o vídeo postado pelo prefeito em suas redes sociais:
O QUE DIZ A POLÍCIA?
O Capitão Vander, comandante da Polícia Militar de Tupã, informou à reportagem TupãCity que a Polícia Militar tem intensificado o policiamento na cidade, tanto que este trabalho resultou em algumas prisões pelo crime de tráfico de entorpecentes e captura de procurados.
"Esse mês estamos fazendo uma intensificação de policiamento, em especial nas cidades de Quatá e Bastos. Esse trabalho é um reforço do rádio policiamento, através da Força Tática, equipes de Trânsito e até mesmo o Grupamento Aéreo, com o Águia", relatou.
"Esse mês já fizemos dois sobrevoos pelas cidades de Quatá e Bastos. Estamos dando uma atenção especial para essas cidades, com o objetivo de diminuir essas ocorrências que vêm acontecendo em relação à roubo, furto e até mesmo vandalismo", conclui.