Mutirão de atendimento médico em Palmital traz mais de 280 profissionais da saúde para a cidade
Apenas a população de Palmital poderá fazer uso do programa
Acontece nos dias 21 a 26 de janeiro, na cidade de Palmital, o maior mutirão de atendimentos médicos que a cidade já teve. Trata-se do 'Programa Expedições Científicas e Assistenciais' (PECA) 2016, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e trazido para Palmital pela prefeitura da cidade.
O projeto prevê um mutirão de atendimento em diversas especialidades médicas e os profissionais de saúde atuarão em infraestrutura montada na escola "Maria Eulália Vieira Scalla", no bairro São José. As salas de aula serão transformadas em consultórios para facilitar os procedimentos necessitam de mais privacidade e para abrigar equipamentos que serão trazidos pelo projeto. Outras dez tendas serão montadas no pátio externo da escola para atendimentos mais simples.
Não será necessário agendamento prévio e os interessados deverão comparecer na escola no período das 9h às 17h horas. Apenas a população de Palmital poderá fazer uso do programa.
O PECA é um programa de extensão universitária, criado em 2004, no qual, durante uma semana, a população de uma cidade do estado de São Paulo recebe atendimentos na área da saúde. "O PECA 2016 acontecerá em Palmital, entre os dias 21 e 26 de janeiro. Em 2015 já estivemos lá e retornaremos porque é importante realizar uma análise do ano anterior, se o que fizemos lá foi positivo, se repercutiu na vida das pessoas, se houve mudança no quadro ou situação em que viviam", explica o Dr. Paulo Carrara de Castro, coordenador do programa e chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP.
O PECA 2016 trará para Palmital mais de 280 profissionais da saúde, entre médicos e residentes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e contará com várias especialidades para atender a população como odontologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cirurgia, ortopedia entre outras.
"Em 2015 já recebemos o programa e os resultados foram muito satisfatórios, com muitas cirurgias e procedimentos realizados. Formamos essa parceria com o pessoal da FCMSCSP e oferecemos toda a infraestrutura necessária para que possam atender nossa população. Com esse tipo de parceria conseguimos atingir um maior número de pessoas oferecendo atendimento médico de qualidade e proporcionando agilidade para os pacientes. A população sai ganhando com atendimentos médicos totalmente gratuitos e a municipalidade também ganha ao diminuir despesas", salientou a prefeita de Palmital Ismênia Mendes Moraes.
O Projeto também prevê a realização de aproximadamente 100 cirurgias na Santa Casa, com pacientes que já estão em fase de preparação pela Secretaria Municipal de Saúde. Equipes também devem trabalhar com públicos específicos, como os portadores de necessidades especiais da APAE e os idosos do Centro de Convivência do Idoso "Ilse Ferraz", no Conjunto Albino Rainho. O PECA prevê ainda visitas domiciliares a pacientes previamente selecionados pela equipe do projeto, principalmente pessoas com dificuldades de locomoção ou acamados.
"Estamos ansiosos pelo início do PECA 2016 que ajudará muito a população de Palmital com atendimento médico de qualidade nas mais diversas especialidades", finalizou a prefeita Ismênia.
,