Buscar no site

Moradora de Platina protesta contra redução de transporte municipal para atendimento médico

Secretaria de Saúde afirma que serviço é mantido

Redação AssisCity

  • 15/08/21
  • 11:00
  • Atualizado há 170 semanas

Paloma Paes, moradora da Granja em Platina, procurou a reportagem do AssisCity para protestar contra decisão da Prefeitura que reduz a oferta de transporte para atendimento médico dos moradores da zona rural.

Segundo Paloma, os moradores foram informados que não serão mais levados até o Posto de Saúde para passarem em consultas e nem para tomarem as vacinas.

"Disseram que transporte só levará até a UPA de Assis os casos que forem de urgência. Aqui na Granja somos cerca de 20 pessoas que precisamos do transporte e há ainda os moradores do assentamento, no total são quase 100 pessoas que serão prejudicadas", reclama.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Platina, que emitiu a seguinte nota:

"Todos os pacientes com mobilidade reduzida ou até mesmo com dificuldade de locomoção para tratamento e consultas dentro ou fora do município têm o transporte assegurado pela Secretaria Municipal de Saúde e até a presente data não houve ocorrência de pacientes que não tenham sido atendidos pelo transporte para realização de consultas médicas no município sempre que necessário.

Esclarecemos ainda, que em decorrência da pandemia relacionada à COVID-19, e em virtude do aumento significativo da demanda de atendimentos, esta Secretaria tem tomado todos os cuidados necessários para garantia da segurança dos pacientes, proibindo o transporte de 'caronas', por exemplo, de modo a evitar aglomerações desnecessárias, ocasionando o aumento do risco de contágio da população.

O município de Platina é uma cidade de pequeno porte onde grande parte da população necessita do auxílio da Prefeitura para serviços essenciais e não essenciais, entretanto, em se tratando da nova realidade mundial e de modo a garantir a total segurança dos pacientes e funcionários da unidade é que a Secretaria Municipal de Saúde vem restringindo o transporte de pessoas na qualidade de carona, e autorizando apenas um acompanhante por paciente, sendo que todos os pacientes que necessitarem do serviço serão atendidos sempre que necessário respeitando todas as medidas de prevenção.

A população que necessitar de atendimento voltado a área social, educacional, agricultura, de obras ou qualquer outra deve se dirigir diretamente a Secretaria competente para solicitação dos serviços, inclusive transporte, de modo a não prejudicar os serviços de saúde. Concluindo, esta Secretaria ressalta que todo paciente com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida que necessitar de atendimento médico através do SUS, pode e deve solicitar o transporte público a esta Secretaria que serão atendidos!".

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos