Buscar no site

Justiça Eleitoral cassa chapa do PDT em Paraguaçu Paulista por fraude na cota de gênero

Com a decisão, mais de 1.600 votos anulados após cassação das candidaturas e Professor Rodrigo Andrade perdeu o status de eleito; Rosilei Meireles de Araújo e Valdinei da Fonseca estão inelegíveis por 8 anos

Redação AssisCity

  • 05/11/24
  • 15:00
  • Atualizado há 7 semanas

A Justiça Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral de Paraguaçu Paulista julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida contra o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no município, cassando o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido. A decisão também declarou a inelegibilidade de oito anos para Rosilei Meireles de Araújo e Valdinei da Fonseca, presidente do PDT na cidade, em razão de fraude à cota de gênero.

Conforme a sentença da juíza Aline Amaral da Silva, foi identificada irregularidade na candidatura de Rosilei Araújo, que não obteve votos e não realizou campanha efetiva, levando a suspeita de sua candidatura como fictícia para cumprimento formal da cota de gênero. A decisão implica a anulação dos 1.624 votos recebidos pelo PDT nas eleições municipais de 2024, equivalente a 7,6% dos votos válidos, e determina a perda do status de eleito do candidato Professor Rodrigo Andrade, impedindo a expedição de seu diploma e exigindo a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.

Divulgação - Professor Rodrigo Andrade, que teve 478 votos, perdeu o status de eleito - FOTO: Divulgação
Professor Rodrigo Andrade, que teve 478 votos, perdeu o status de eleito - FOTO: Divulgação

A sentença, fundamentada na Súmula n° 73 do Tribunal Superior Eleitoral e no artigo 22 da Lei Complementar n° 64/90, destaca que a fraude na cota de gênero prejudica a transparência e legalidade do processo eleitoral.

Nas Eleições, realizada no dia 6 de outubro, foram eleitos os seguintes candidatos para compor a Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista a partir de 2025:

* Fábio Santos (Avante) - 915 votos

* Daniel Faustino (PSD) - 761 votos

* Ricardo Rio (PL) - 576 votos

* Douglas Khenayfis (Avante) - 563 votos

* Jamilson do Hospital (Avante) - 510 votos

* Professor Rodrigo Andrade (PDT) - 478 votos

* Junior Batista (MDB) - 442 votos

* Vanes Generoso (Podemos) - 412 votos

* Amauri Mecânico (Republicanos) - 410 votos

* Otacílio Amorim (Republicanos) - 380 votos

* Paulo Japonês (PSD) - 373 votos

* Juninho do Peg Pag Lima (PP) - 344 votos

* Leandro Monteiro (PSDB) - 344 votos

O documento assinado pela juíza Aline Amaral da Silva não especifica um prazo para a realização dessa recontagem, deixando a execução desse procedimento sob a responsabilidade das autoridades eleitorais competentes, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Código Eleitoral.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos