Juliana do Ronaldo e Baiano Caminhoneiro tomam posse na Câmara de Palmital
58ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Palmital foi marcada pela posse dos novos vereadores e pela eleição do novo vice-presidente da casa
Redação AssisCity
- 17/10/23
- 12:00
- Atualizado há 62 semanas
Nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, exatamente às 19h55, durante a 58ª Sessão da Câmara Municipal de Palmital, os novos vereadores municipais Juliana Aparecida da Silva, conhecida como Juliana do Ronaldo (PTB) e o motorista Luis Antônio de Castro, o Baiano Caminhoneiro (União Brasil), tomaram posse oficialmente do mandato que vai até o final da legislatura, em 2024, assumindo as vagas deixadas por Marcelo Marin e Emilene Damini, que tiveram os mandatos cassados depois da anulação dos votos do PSDB por fraude na cota de gênero nas últimas eleições municipais.
A sessão, que contou com a presença de apoiadores e familiares dos novos vereadores, teve início às 19h30 e foi comandada pelo presidente Cristian Nogueira. Logo após a posse, ambos os novos legisladores puderam assumir a tribuna e fazer seus primeiros discursos oficiais durante a sessão. Juliana agradeceu aos eleitores que votaram nela e declarou o compromisso e a responsabilidade que é assumir a vaga já no final de um mandato. Luiz Antonio, por sua vez, também fez agradecimentos aos eleitores e a Deus pela oportunidade, em seguida, apresentou alguns dos temas que serão importantes para o seu mandato.
Na sequência, os 11 vereadores deram início ao processo de eleição para o novo vice-presidente para a Câmara Municipal de Palmital, que anteriormente era ocupado por Emilene Damini. Após a deliberação, o vereador Lukas Ortiz Amatti (PV) foi eleito com unanimidade. Depois dos trâmites legais, a sessão teve continuidade com a ordem do dia.
Juliana do Ronaldo recebeu 223 votos. Baiano Caminhoneiro teve a preferência de 216 eleitores. Depois da oficialização do resultado, o Cartório Eleitoral oficializou a decisão à Câmara Municipal e emitiu diplomas aos eleitos.
CASO - A mudança na composição da Câmara ocorreu depois de sentença do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 14 de setembro, que puniu o PSDB de Palmital por irregularidade ao não cumprir a cota de gênero nas eleições proporcionais de 2020. Pelo fato do partido ter apresentado uma "candidata laranja", que não fez campanha nem movimentou recursos partidários, houve a anulação de todos os votos do partido para o Legislativo e a cassação dos diplomas de Marcelo Marin e Emilene Damini.
Juliana do Ronaldo recebeu 223 votos. Baiano Caminhoneiro teve a preferência de 216 eleitores. Depois da oficialização do resultado, o Cartório Eleitoral oficializou a decisão à Câmara Municipal e emitiu diplomas aos eleitos.
Com o resultado, houve mudança na composição partidária na Câmara de Palmital. O PSD continua com 3 vereadores (Miguel Bueno, Homerinho e Barela). O PV mantém João Gil e Lukas Amatti. O PTB, que tinha somente o presidente Cristian Nogueira, aumentou a bancada com Juliana. O União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, também ganha Baiano. O Avante (Fabiano dos Santos) e PSC (Tati Rogatti) continuam com um representante cada.