Frente Nacional de Luta Campo e Cidade chega a 9 ocupações de fazendas na região do Pontal do Paranapanema
Desde sábado (18), os trabalhadores rurais sem-terra estão concentrados em Marabá Paulista (SP), Mirante do Paranapanema (SP), Presidente Epitácio (SP), Presidente Venceslau (SP), Rosana (SP), Sandovalina (SP) e Teodoro Sampaio (SP), no extremo oeste
Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocuparam nesta segunda-feira (20) uma fazenda no distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio (SP).
Com isso, o movimento social chegou ao total de nove ocupações de fazendas deflagradas na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo, desde o último sábado (18), em uma onda de atividades que o grupo chama de "Carnaval Vermelho".
A FNL estima a participação de 2,5 mil pessoas nos atos.
As propriedades rurais ocupadas ficam nas seguintes cidades:
Marabá Paulista (SP),
Mirante do Paranapanema (SP),
Presidente Epitácio (SP),
Presidente Venceslau (SP),
Rosana (SP),
Sandovalina (SP) e
Teodoro Sampaio (SP).
O movimento social reivindica ao governo do Estado de São Paulo agilidade na destinação de terras consideradas devolutas para a implantação de assentamentos rurais da reforma agrária.
Além disso, também sustenta a inconstitucionalidade de uma lei estadual aprovada no fim do ano passado para a regularização fundiária de propriedades rurais.
O g1 solicitou um posicionamento oficial da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) sobre o assunto nesta segunda-feira (20), mas até o momento desta publicação não recebeu resposta.