Etanol da Cocal abastece primeiro veículo híbrido flex do mundo
A demonstração foi feita à comunidade regional na terça-feira, 20
Em cerimônia realizada na unidade de Narandiba, o Prius com tecnologia híbrida flexfuel - da Toyota do Brasil - saiu de São Paulo e fez uma parada para a cerimônia de apresentação e abastecimento, antes da continuidade da sua peregrinação até Brasília
Em uma cerimônia realizada na terça-feira (20), a Cocal recebeu o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel do mundo, o Prius 'flex', para a demonstração à comunidade regional e para o abastecimento. A comitiva da Toyota do Brasil partiu de Paraguaçu Paulista e foi recebida na unidade de Narandiba para apresentar o projeto, que combina um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol.
"O implemento de novas tecnologias é muito importante para o desenvolvimento da nossa região, principalmente para o setor sucroenergético que precisa buscar constantemente ideias inovadoras. É gratificante participarmos deste projeto, pois está alinhado à nossa visão, que é estar entre os mais eficientes e rentáveis produtores de energia, com tecnologia de ponta e em sintonia com a preservação ambiental," comemora Paulo Zanetti, diretor superintendente da Cocal.
Por ser um evento que representa um marco na história da Cocal, foram convidados para a cerimônia prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e representantes da sociedade civil das regiões nas quais a exploração da cana-de-açúcar é um dos propulsores da economia.
"Para a Cocal deve ser um privilégio fazer parte da rota de teste do Prius flex, principalmente por ele estar relacionado às novas tecnologias. Essa evolução é um grande passo para o momento pelo qual o Brasil está passando", acredita Almira Garms, prefeita da Estância Turística de Paraguaçu Paulista.
Da concepção ao protótipo
Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase três anos atrás, em meados de 2015. Em cerimônia realizada no dia 19 de março, com a presença de representantes do governo do Estado de São Paulo e parceiros, a companhia deu início à fase de testes de rodagem.
"O protótipo é capaz de rodar consumindo apenas eletricidade no trânsito urbano. As baterias são recarregadas durante as desacelerações ou por meio do motor a combustão, mais usado na estrada e nos momentos em que o carro exige mais potência", explica Edson Orikassa, engenheiro da Toyota da Brasil.
No primeiro momento, o veículo percorrerá um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre os estados de São Paulo e Distrito Federal, colocando à prova a durabilidade do carro em percursos desta natureza, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.
A partir daí, novos dados serão coletados. Eles informarão a performance do carro e servirão para possíveis ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto.
Sobre a Cocal
A Cocal (Comércio Indústria Canaã e Álcool Ltda) é uma empresa 100% nacional, fundada em 1980 na cidade de Paraguaçu Paulista. É uma das mais importantes companhias do setor sucroenergético, produtora de cana de açúcar, etanol e energia elétrica.
Atualmente, possui duas unidades, sendo em Paraguaçu Paulista e Narandiba. No total, emprega diretamente cerca de 4.700 pessoas nas regiões de atuação.