Escola Estadual David Luz, em Tarumã, recebe palestra sobre inclusão de portadores de deficiência no esporte
O encontro ocorreu nas dependências esportivas da unidade escolar
Assessoria de Comunicação
- 08/08/24
- 12:00
- Atualizado há 19 semanas
O Encontro
Na última quinta-feira, 01 de agosto, a Escola Estadual David José Luz, de Tarumã, recebeu os técnicos e professores, Everton Batista e Maria Rita Spinoza, da Equipe de Atletismo de Assis ACD (Atletas Com Deficiência) para a realização de palestra sobre a inclusão do portador de deficiência neste esporte.
Organizado pela professora de Educação Física, Ionilde Neris, o encontro ocorreu nas dependências esportivas da unidade escolar e contou com a participação de todos os alunos, equipe docente, funcionários e gestores.
Representando a equipe, estiveram presentes os atletas, Eduardo Leite, Silvio Lucas, Alexandre dos Santos, Marcos Paulo da Silva, Roberto Martins e o guia André Luís.
O Objetivo
O técnico Everton afirma que o objetivo "foi demonstrar para os jovens e adolescente que somos capazes de tudo em nossa vida e basta a gente querer e ir à luta, porque mesmo os atletas com deficiência visual ou física realizam treinamentos, competem e trabalham. Os treinadores e atletas ACD agradecem a todos pelo convite para a realização dessa palestra", conclui.
Muitos atletas portadores de deficiência atingem altos níveis de excelência esportiva, disputando competições internacionais e motivando pessoas de todas as habilidades a superarem obstáculos e alcançarem suas metas.
O Esporte e a Saúde
Para o professor de ciências, Maurício Ortoncelli, a prática esportiva é essencial para a qualidade da saúde: "atualmente, os dias corridos como são, em que as pessoas têm vários problemas de saúde como ansiedade, hipertensão arterial, depressão, colesterol, o esporte contribui para amenizar essas enfermidades em que o sedentarismo é uma das causas", enfatiza.
A professora Ionilde comenta sobre a organização do encontro: "eu organizei este evento por considerar essencial a demonstração da inclusão no esporte para os alunos. Não somente no atletismo, mas também em outras modalidades. Muitos portadores de deficiência podem praticar atividade física, participar de competições e ter uma vida saudável combatendo as doenças relacionadas ao sedentarismo. Por exemplo, estamos em época de Olimpíadas e Paraolimpíadas, que contribuem para a diversidade e a inclusão no esporte, incentivando os alunos e a sociedade à prática esportiva", conclui.
Jogos Paralímpicos
No dia 28 de agosto terá início os Jogos Paralímpicos de Paris. O evento, que é realizado a cada quatro anos, irá reunir cerca de 4400 atletas e não se limita a ser apenas uma competição esportiva. Eles representam uma ocasião para destacar o esporte e a questão da deficiência para fomentar oportunidades mais inclusivas no âmbito esportivo.
Atividade Prática
Após a palestra, o guia André, junto ao atleta Marcos, portador de deficiência visual, demonstraram a realização de corrida de cem metros com guia. Após a demonstração, os alunos realizaram, sob a orientação dos palestrantes, uma série de atividades práticas que envolveram modalidades relacionadas ao atletismo. Entre elas, revezamento com obstáculo e arremesso de peso.
No Brasil, o Comitê Paralímpico Brasileiro, (CPB), organiza as modalidades esportivas voltadas às pessoas portadoras de deficiência física, visual e intelectual.