Buscar no site

Equipe de Robótica de Tarumã fica em 2º lugar em evento regional da Olimpíada Brasileira de Satélites

A Prefeitura de Tarumã, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes e UGB Programas Especiais e Desenvolvimento Educacional, parabeniza as alunas e os professores pelos resultados alcançados

Divulgação Prefeitura de Tarumã

  • 15/08/22
  • 08:00
  • Atualizado há 124 semanas

Nos dias 05, 06 e 07 de Agosto foi realizada a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI, em Tatuí, junto com a Latin American Space Challenge LASC. A equipe de Robótica "TaruHunters", de Tarumã, composta pelas alunas: Ingrid Guimarães Placidino, Maria Luiza Pereira Beraldo, Nívea Luiza Pereira Gonzaga e Rebeca Midena de Matos, participaram do evento, onde conseguiram a 2ª posição na classificação geral.

Divulgação - Equipes de Tarumã - Foto: Divulgação
Equipes de Tarumã - Foto: Divulgação

As alunas, sob a tutoria do prof. Diogo Lamotta Resino, participam da OBSAT desde 2021, sendo aprovadas na fase 1 (Planejamento - Imagine seu CanSat ou CubeSat), fase 2 (Construa, programe, teste seu satélite) e fase 3 (Lance seu satélite).

Na fase 1, os participantes tinham como objetivo propor aplicações e soluções de problemas usando satélites ou soluções para construir satélites e seus subsistemas. Dessa forma, deveriam buscar um problema e pensar em soluções de satélites a serem avaliadas pela comissão avaliadora de especialistas. Durante a fase, a OBSAT MCTI distribuiu mais de 200 kits de pequenos satélites: CanSats e CubeSats para instituições de ensino de todo Brasil.

Divulgação - Ingrid Guimarães Placidino, Maria Luiza Pereira Beraldo, Nívea Luiza Pereira Gonzaga e Rebeca Midena de Matos - Foto: Divulgação
Ingrid Guimarães Placidino, Maria Luiza Pereira Beraldo, Nívea Luiza Pereira Gonzaga e Rebeca Midena de Matos - Foto: Divulgação

Na fase 2, as equipes trabalharam na montagem de um protótipo de CubeSat/CanSat com base na proposta de missão da primeira fase, com possibilidade de mudanças e aperfeiçoamentos, e com o planejamento de voo em balão estratosférico para a terceira fase.

A Prefeitura de Tarumã, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes e UGB Programas Especiais e Desenvolvimento Educacional, parabeniza as alunas e os professores pelos resultados alcançados.

Segundo Silmara Beraldo, coordenadora do Núcleo de Robótica, a OBSAT é uma Olimpíada Científica de abrangência Nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e organizada pela Universidade de São Carlos (UFSCAR) com apoio e parceria da Agência Espacial Brasileira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A iniciativa tem o objetivo de promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes de forma atrativa, promovendo experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico e universidades.

Divulgação - A iniciativa tem o objetivo de promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes de forma atrativa - Foto: Divulgação
A iniciativa tem o objetivo de promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes de forma atrativa - Foto: Divulgação

O Núcleo de Robótica conta com a parceria da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA e com incentivo financeiro da empresa NovAmérica Agrícola por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos