Eleições 2024: Zé Ângelo, pré-candidato a prefeito, projeta ajustes no orçamento e ações para geração de emprego para Cândido Mota
Entrevista foi realizada na última terça-feira, dia 9, e transmitida ao vivo pelo youtube do Portal AssisCity e pela Rádio Difusora de Assis
Redação AssisCity
- 11/07/24
- 15:00
- Atualizado há 19 semanas
O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta terça-feira, 09 de julho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam o pré-candidato a prefeito de Cândido Mota, José Ângelo, do PSDB.
Trajetória política
Popularmente conhecido como Zé Ângelo, o político cândido-motense possui longa trajetória política, tendo exercido o cargo de vereador durante a década de 1980, de prefeito entre 1997 e 2000 e vice-prefeito entre 2017 e 2020. Ele explica que: "quando começou o processo político deste ano, comecei com o grupo do partido Solidariedade. Estamos juntos. Me convidaram para participar e me senti honrado. Eu me coloquei à disposição para participar do processo e no debate nós caminhamos para o meu nome como pré-candidato a prefeito".
Realizações durante o mandato
Ângelo comenta que em seu mandato no final dos anos 1990 trouxe a festa do peão de boiadeiro, atual Gigante Vermelho, e relata as demais obras realizadas: "em 97, nós nos reunimos e trouxemos a festa do peão. Existe uma galeria que fizemos no bairro São Geraldo de aproximadamente mil metros. Fizemos o balneário municipal, desapropriamos a área para realizar a praia e, infelizmente, está parado. Outras obras importantes realizadas foram as vicinais e o acesso à Nova Alexandria, a ampliação da Santa Casa e tiramos a sua intervenção política".
Relação com o atual prefeito
O pré-candidato foi vice-prefeito de Roberto Bueno e em 2020 disputou o pleito como candidato a prefeito contra o próprio Bueno, que tentava a reeleição. Neste ano, Zé afirma que: "o Roberto não está participando direto por problemas pessoais, mas está simpático à nossa candidatura e diz que vai votar em nós".
Visão de administração e situação financeira da Prefeitura
Ângelo afirma que possui um "jeito de administrar com muita responsabilidade e respeitando o dinheiro público. É um estilo de unidade, sinceridade e honestidade. É uma maneira própria desse grupo". Em seguida, o pré-candidato apontou suas considerações a respeito da situação financeira da prefeitura: "a gente está preocupado. A arrecadação é grande, mas está endividando. Está comprometendo o futuro das próximas administrações. Temos informação que já tem um endividamento importante jogando para as próximas administrações".
Posição ideológica
Ideologicamente, Zé Ângelo se define como de centro e rejeita o extremismo: "sou social-democrata, sou de centro. Extremismo não é bom nem de direita e nem de esquerda".
Planos para a Saúde Municipal
Sobre a Saúde municipal, o pré-candidato comenta que "sempre tem que buscar melhorias e eu penso muito na saúde preventiva, que é muito importante. Tivemos uma questão difícil que foi a Covid. Tivemos a chicungunha e nós precisamos ter uma ação mais firme nesse processo".
Desenvolvimento Urbano e atração de investimentos
Ângelo relata que a cidade necessita ser mais acolhedora para atrair mais investimentos e empresas. Ele justifica que poderia viabilizar essa ideia com urbanismo e projeta realizar avenidas marginais junto às rodovias vicinais e a Raposo Tavares: "fazer marginais e decretar essas áreas como empresariais. Tem que desapropriar e implantar as marginais. Nós vamos convidar as empresas, principalmente do ramo da nossa região, e valorizar as nossas empresas que podem crescer".
Orçamento municipal e parcerias
Crítico da questão orçamentária, Zé Ângelo projeta a diminuição de despesas e a busca de recursos para equilibrar o orçamento do município: "baixar o custo sem prejudicar o serviço e para grande parte dos nossos projetos nós vamos buscar recursos estadual e federal. Vamos trabalhar buscando parceria, inclusive com a iniciativa privada".
Prioridades para a juventude
O pré-candidato aponta que sua prioridade será a juventude, caso seja eleito: "O primeiro ponto é cuidar da criança e dos jovens. Na área do esporte temos que fazer de tudo para melhorar a vida desse público. E buscar o crescimento para gerar mais emprego, tem muita gente precisando trabalhar e não tem trabalho".
Mensagem final
Em sua mensagem final, Zé Ângelo diz que "minha mensagem é de esperança, de confiança, de trabalho e desejo que Cândido Mota faça sua escolha livremente e independente da situação econômica. Nossa campanha é bem mais simples, mas nós temos muita coisa para dar. O coração está aberto para administrar a cidade para dias melhores", finaliza.
As eleições 2024 ocorrem no dia 06 de outubro deste ano.