Buscar no site

ELEIÇÕES 2024: PSD é o partido que mais elegeu prefeitos na região de Assis em 2024

De 15 cidades da região, o partido de Gilberto Kassab irá comandar 8 prefeituras a partir de 2025

Redação AssisCity

  • 07/10/24
  • 12:00
  • Atualizado há 1 semana

O Partido Social Democrático (PSD) foi o grande vencedor das Eleições Municipais 2024 na região de Assis, sendo o partido que mais elegeu prefeitos no último domingo, dia 6. De acordo com um levantamento feito pelo Portal AssisCity, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda conquistou o comando de oito cidades, consolidando sua liderança política na região.

Os prefeitos eleitos pelo PSD foram: Freddie Nicolau em Pedrinhas Paulista, Eraldo Enfermeiro em Cândido Mota, Sérgio Quejo em Florínea, Márcio Bidóia em Quatá, Arildo Mosquito em Cruzália, Luis Gustavo Mendes em Palmital, Antian em Paraguaçu Paulista, e Adriana Roncada em Tarumã.

Divulgação - Prefeitos eleitos - Foto: Divulgação/Montagem
Prefeitos eleitos - Foto: Divulgação/Montagem

Apesar do grande número de vitórias, o PSD não conseguiu eleger seus candidatos em Assis, em que foi representado por Fernando Quinteiro, e em Ourinhos, onde disputou com Caio Lima. Nas cidades de Platina, Echaporã, Marília e Maracaí não houveram candidatos disputando a eleição pela legenda. Nesses municípios, candidaturas de partidos como PL, PSDB, MDB e Podemos saíram vitoriosas.

O PSD, que foi fundado em 2011 pelo então prefeito de São Paulo e atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, e por Guilherme Afif Domingos, é considerado por cientistas políticos como um partido de centro-direita. Desde sua criação, a legenda tem ampliado seu espaço no cenário nacional. Em 2024, além de ser o partido com o maior número de prefeitos eleitos em todo o Brasil, com 869 prefeituras, o PSD também se destacou ao vencer em três capitais: São Luís (MA), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, ainda disputa o segundo turno em mais duas capitais.

Comparando com as eleições de 2020, o partido ampliou significativamente seu domínio no país. Naquela ocasião, o PSD havia conquistado 659 prefeituras. O crescimento da legenda reflete sua forte atuação, especialmente na região Sudeste, onde uma em cada quatro cidades é governada por prefeitos do PSD.

Na região de Assis, o resultado também demonstra a continuidade da força política do partido, que já havia conquistado prefeituras importantes como Paraguaçu Paulista e Ibirarema nas eleições passadas e se mantiveram no poder, com Antian e Camachinho sendo reeleitos neste domingo. Agora, amplia seu domínio em mais 6 municípios, incluindo as cidades que compõem a diretoria do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), como Quatá, Tarumã e Florínea, reforçando sua presença e influência no Vale do Paranapanema.

Prefeitos eleitos por outros partidos na região:

* Assis: Telma Spera (PL)

* Platina: Donizeti (PSDB)

* Echaporã: Ronaldo Gazeta (MDB)

* Marília: Vinícius Camarinha (PSDB)

* Ourinhos: Guilherme Gonçalves (Podemos)

* Maracaí: Paulinho da Saúde (MDB)

Ranking dos partidos na região de Assis:

1. PSD - 8 prefeituras (Pedrinhas Paulista, Cândido Mota, Tarumã, Florínea, Quatá, Cruzália, Palmital, Paraguaçu Paulista)

2. MDB - 2 prefeituras (Echaporã, Maracaí)

3. PSDB - 2 prefeituras (Platina, Marília)

4. PL - 1 prefeitura (Assis)

5. Podemos - 1 prefeitura (Ourinhos)

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais