Eleições 2024: Pré-candidato a prefeito, Ian Salomão faz fortes críticas contra Antian e projeta mudanças para Paraguaçu
Entrevista foi transmitida ao vivo na última quarta-feira, 24, no canal do youtube do Portal AssisCity e na Rádio Difusora de Assis
Redação AssisCity
- 26/07/24
- 09:00
- Atualizado há 16 semanas
O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta quarta-feira, 24 de julho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam o pré-candidato a prefeito de Paraguaçu Paulista, Ian Salomão, do MDB.
Pré-candidato a prefeito, Ian Salomão faz diversas denúncias contra a atual gestão da prefeitura de Paraguaçu Paulista e pede investigação. Ele ainda afirma que o atual prefeito não é quem comanda o município, o acusa de tentar tirá-lo da eleição e projeta ações para a Saúde e Educação.
Trajetória Política
Ian Salomão exerceu o cargo de vereador por dois mandatos entre 2013 e 2020 pelo Republicanos. Na última eleição disputou o cargo de chefe do poder executivo ficando em terceiro lugar, obtendo 5520 votos pelo partido Avante. Com uma postura de denúncias contra a atual administração, neste ano irá concorrer pelo MDB.
Ele considera que foi bem nas últimas eleições e saiu com grande respeito por parte da população e que após aquele período eleitoral iria "trabalhar incansavelmente por Paraguaçu. Fiz a minha parte nesses quatro anos e trouxe 4 milhões de reais em recursos. Já está na prefeitura e temos mais um milhão e duzentos que estão em fase de cadastramento. Em quatro anos fiz muita coisa pela cidade", diz.
Denúncias contra a Atual Gestão
O pré-candidato realizou várias denúncias contra o atual prefeito e afirma que Antian telefonou para o deputado Jorge Caruso, presidente estadual do MDB, solicitando que a nominata do partido fosse retirada de Paraguaçu. Caso isso ocorresse, a candidatura de Ian seria inviabilizada fazendo com que não pudesse concorrer às eleições em outubro: "o Antian ligou para o gabinete do deputado Jorge Caruso, que é o presidente estadual, pedindo que retirasse a nominata do MDB de Paraguaçu. Que tirasse isso do atual presidente (do diretório municipal)".
Ele considera que essa atitude configura uma disputa no chamado "tapetão". "O prefeito está com a máquina. Vamos disputar na urna, eu não tenho medo de disputar e se perder saio de cabeça erguida. É feio querer ganhar no tapetão. O prefeito pediu a retirada da nominata do atual presidente e consequentemente a minha candidatura não existiria", comentou.
Ian afirma que a nominata não será retirada e que o MDB irá até o fim. Sobre o atual chefe do poder executivo, o emedebista considera que o prefeito não detém o poder administrativo e que terceiriza a gestão do município. "Tem o prefeito de direito que é o Antian que ganhou nas urnas e tem o prefeito de fato que é o senhor Alíbio que é o chefe de gabinete. É quem dá as cartas. É o todo poderoso. O Antian é usado agora no período eleitoral e o senhor Alíbio é quem governa com mãos de ferro a atual gestão. Estive em uma unidade de saúde e o pessoal me chamou de canto e disse "Ian vence a eleição porque a gente não aguenta mais essa ditadura e foge da câmera porque senão o chefe de gabinete vai ficar sabendo". Ele tem um Big Brother dentro da sala dele", afirma.
Sobre as denúncias e críticas que realiza contra a atual gestão, Ian acredita que tais situações acontecem porque "ele (Antian) só foi eleito. Quem comanda é o chefe de gabinete".
Alianças e Apoios
O pré-candidato revela que entre os candidatos a prefeito em 2020, Serginho, Dante Mantovani e Almira Garms, ele tem apoio dos seus partidos ou dos próprios ex-candidatos. No caso de Almira, comenta que a ex-prefeita ainda não se posicionou e a espera em sua base correligionária: "quero o apoio dela, fomos adversários, mas nunca inimigos".
São nove os partidos aliados em torno de sua pré-candidatura: MDB, Podemos, Republicanos, Avante, Mobiliza, a federação PSDB e Cidadania, PRD e Progressistas.
O pré-candidato a vice-prefeito é Doutor Ricardo, do Progressista, e segundo Salomão foi escolhido porque "além de médico é servidor e o trouxemos para aparar as arestas da Saúde".
Planos e Pedido de Investigação
O pré-candidato planeja investir no turismo e promover shows de artistas famosos durante o rodeio por meio de parceria público privada. Ao analisar o projeto, Ian faz críticas sobre a discrepância em valores pagos a um artista para shows em diferentes municípios e pede investigação sobre os valores repassados a entidades assistenciais oriundos de um evento beneficente: "É possível fazer isso. Só que eles pegaram uma linha, por exemplo, a estância sertaneja com três dias de show e foi contratado o cantor Loubet. Na cidade de Mamborê pagou 98 mil reais neste show e depois a cidade de Pérola pagou 99 mil. Paraguaçu pagou 147 mil reais. Falou-se que essa festa era um evento beneficente para as entidades assistenciais. Eu tenho excelente trânsito nessas entidades e fui até lá. Gastou-se 1 milhão de reais e voltou 1500 reais para as entidades. E ainda pago por um PIX de terceiro. Eu peço para que os vereadores investiguem isso", afirma.
Turismo e Ministério Público
Salomão diz que pensa grande com relação a eventos e declara que não concorda com a gestão da pasta do Turismo. Ele comenta sobre a contratação de uma empresa de bijuteria para a execução de serviços ligados à internet e a respeito de uma denúncia que envolve o pedido de alteração em valores de nota fiscal na contratação de show: "uma empresa de bijuterias ser contratada para fazer website do turismo não dá para entender. Tem uma outra que tem a denúncia no Ministério Público, o atual diretor da pasta do turismo em um e-mail institucional, em uma fala impessoal, do cantor Paulo César Baruk que é cantor gospel. As notas de 50 e 40 mil reais, e ele pedindo uma nota fiscal de 90 mil reais o show. Ele pedindo dentro do processo licitatório. Não dá para concordar com isso. Tem tantas outras coisas dentro do Turismo. A CEI (Comissão Especial de Inquérito) em que o prefeito vai passar apertado nas mãos dos vereadores. Se a coisa é dentro da transparência da máquina pública, esse diretor tinha que ter sido afastado na primeira denúncia. Mas está lá", comenta.
Educação e Mudanças Administrativas
O pré-candidato ainda critica a atual gestão pelo não pagamento do piso salarial dos professores e acredita que seria viável o pagamento com o atual orçamento e volta comentar sobre denúncias: "há a situação da abertura de uma outra CEI por conta do transporte que foi denunciado nas redes sociais que na última sexta-feira foi flagrado um veículo da Saúde levando o marqueteiro pessoal do prefeito para a casa dele em Campinas. Foi pego cedo, levou e deixou na porta da casa dele. Isso não é correto", comenta.
O emedebista acredita que a Educação necessita de mudanças com a colocação de "pessoas capacitadas para a liturgia do cargo". Ele projeta, em sua possível gestão, promover mudanças em toda a equipe de diretores de departamento: "quero deixar claro, caso eu vença as eleições, que nenhum diretor de departamento do atual governo ficará em minha possível gestão. A Educação não pode ser tratada como gasto. É investimento. Pagar o piso dos professores é obrigação. Piso é lei. A gente tem outras situações como a volta da lista, a questão dos celetistas, temos muitas coisas para solucionar dentro da Educação", conta.
Para Salomão, Paraguaçu tem o grave problema em relação aos jovens não terem formação e irem embora do município. Ele aponta que a população está regredindo porque não são oferecidas oportunidades e que a faculdade instalada na cidade opera um grande trabalho, mas sem incentivo da prefeitura. Para ele, é necessário procurar grandes universidades particulares para estabelecer parcerias para que o aluno paraguaçuense permaneça na cidade.
Comércio
Com relação ao comércio, o pré-candidato propõe a participação da Associação Comercial em seu possível governo: "eu vou chamar a associação comercial para dentro da administração e se necessário dar o departamento de Indústria e Comércio para a associação tocar para poder ajudar. Eles têm a boa vontade, mas não tem a máquina do lado".
Primeiras Ações
Como primeiras atitudes, caso eleito, Ian projeta: "chamar o secretário de Saúde que será nomeado e o pessoal de licitação e trazermos tudo que a gente represada de exames, não os mais complexos, os de consultas e fazer uma frente de liberar e tirar essa demanda reprimida. Outra situação são os professores, é me reunir com eles para a gente começar a viabilizar o pagamento do piso", explica.
Ele ainda almeja levar mais eventos ao balneário ligados ao esporte náutico, corridas, caminhadas, vôlei e futebol: "a gente tem que fazer a população acreditar na indústria do turismo de Paraguaçu", afirma.
Mensagem Final
Em sua mensagem final, Ian Salomão diz que espera que "a campanha seja propositiva, de projetos, propostas e não de ataques pessoais. Na eleição passada eu fui vítima das piores maneiras possíveis. Na véspera da eleição jogaram um panfleto difamando minha família. Isso é vandalismo e já começou de novo. Eu já tive que fazer um boletim de ocorrência contra uma pessoa que está soltando inverdades e hoje no meu Instagram sofri um ataque. As coisas têm um limite. Vamos discutir projetos e Paraguaçu. Se quer partir para esse campo responderão com o rigor da lei", finaliza.
Série de Entrevistas
Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, o Portal AssisCity e a Rádio Difusora de Assis recebe em seus estúdios o atual prefeito de Paraguaçu Paulista, e pré-candidato à reeleição, Antian, a partir das 17h, com transmissão ao vivo. A entrevista marca o encerramento da série promovida com os pré-candidatos das cidades de Assis, Palmital, Cândido Mota, Florínea, Tarumã, Pedrinhas Paulista, Maracaí e Paraguaçu Paulista que, desde o dia 12 de junho, entrevistou 18 pré-candidatos às prefeituras de Assis e região.
Atualização - Às 8h27 desta sexta-feira, dia 26, de julho, a assessoria do prefeito Antiãn e pré-candidato enviou a seguinte nota:
"Diante do compromisso Oficial, que ocorrerá hoje dia 26/07/2024 às 16:00 horas no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo-SP, cuja a presença do Prefeito foi solicitada na data de ontem (25/07/2024) conforme documento em anexo, venho informar que o Prefeito Sr. Antônio Takashi Sasada, não poderá comparecer na entrevista marcada para hoje às 17:00 horas, porém estamos abertos para um novo agendamento. Certos da atenção, antecipamos agradecimentos e apresentamos nossos protestos de alta estima e distinta consideração".
As eleições municipais ocorrerão em todo o país em 06 de outubro desse ano.