Buscar no site

Eleições 2024: Por apoio do PV a Antian, Paulo Cabelo cogita retirada da pré-candidatura a prefeito de Paraguaçu

Entrevista foi transmitida ao vivo pelo Portal AssisCity nesta segunda-feira, dia 22, em parceria com a Rádio Difusora de Assis

https://www.assiscity.com/tags/redacao-assiscity

  • 23/07/24
  • 17:00
  • Atualizado há 6 semanas

O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta segunda-feira, 22 de julho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam o pré-candidato à reeleição a prefeito de Paraguaçu Paulista, Paulo Cabelo, do Partido dos Trabalhadores.

Portal AssisCity - Por apoio do PV a Antian, Paulo Cabelo cogita retirada da pré-candidatura a prefeito de Paraguaçu - FOTO: Portal AssisCity
Por apoio do PV a Antian, Paulo Cabelo cogita retirada da pré-candidatura a prefeito de Paraguaçu - FOTO: Portal AssisCity

Trajetória Política

Paulo Anísio, popularmente conhecido como Paulo Cabelo é trabalhador rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Paraguaçu desde 2017. Ele declara que decidiu ser pré-candidato por considerar que os políticos tradicionais do município se revezam gerando falta de opção ao público rural que representa: "é mostrar para a classe mais humilde que é possível que se levantem da cadeira. A classe humilde é quem está mais descontente. A ideia é que essas pessoas parem de achar que política não faz parte da vida deles", explica.

Alinhamento ideológico

Anísio analisa que no momento de pedir o voto todos se apresentam com a pauta da esquerda. "A pauta social não é pauta da direita. O assistencialismo e o Estado mais fortes são pautas da esquerda. Para pedirem os votos eles pegam essa pauta da esquerda, mas quando ganham ela não ocorre", afirma. Paulo comenta que é da esquerda pensando nos "princípios da classe baixa e daqueles que têm necessidade e realmente precisam do Estado", analisa.

Cabelo optou pelo Partido dos Trabalhadores por considerar que a sigla se identifica com sua trajetória rural e afirma que não objetivava uma projeção política. "O partido entendeu que meu nome seria um a ser trabalhado e lançado e eu sustento o que eu disse ao partido. É a relação de confiança", comenta.

Em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, a constituição da federação partidária entre o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Chamada de Federação Brasil da Esperança (FÉ Brasil), é uma atuação conjunta das agremiações que colaboram como uma única entidade partidária.

Segundo o pré-candidato, a cada ano um dos partidos preside o diretório municipal da federação. Neste ano, em Paraguaçu a presidência cabe aos representantes do Partido Verde. Anísio comenta que a decisão do posicionamento da federação não será por meio de votação e cabe exclusivamente ao Partido Verde.

Possível retirada da pré-candidatura

Diante da possibilidade do PV apoiar o prefeito Antian, Paulo considera retirar sua pré-candidatura. "Isso é uma polêmica porque tem divergência. Espero que no bom sentido. O PV tem uma linha de apoio ao atual prefeito Antian e o PT lança seu candidato. Mas quem está com a caneta na mão? Se o PV manda nesse momento, o PT vai respeitar", afirma.

O ainda pré-candidato afirma que o poder nunca o comoveu, que é necessário respeitar as alianças realizadas e que "nesse momento o PV é um aliado do prefeito Antian e o PT vai ter que conviver com isso. Se o partido não convencer o PV, eu acho que não vai rolar (a candidatura). O PT apoiar a ou b, é uma outra história", enfatiza. Paulo considera que o cenário político pode ficar retratado com o apoio do PV ao prefeito que tenta a reeleição e o apoio do Partido dos Trabalhadores a Antian, somente seria possível com a intervenção direta do diretório estadual da sigla orientando o apoio dos petistas à reeleição do prefeito.

Futuro político

A partir do momento em que a retirada de sua pré-candidatura for oficializada, Anísio afirma que não irá concorrer para o cargo de vereador no poder Legislativo porque "como vereador o que eu conseguiria fazer de mudança profunda na vida das pessoas? Eu perderia o meu propósito", considera.

Mensagem final

Em sua mensagem final, Paulo Anísio questiona a abstenção de eleitores na última eleição. "Você que se absteve, em que mudou? Quem entrou comandou a sua vida. Saia daquele pensamento que você não muda nada com o voto. Se algo que possamos fazer é através do voto. Busque conhecer, olhe a conduta das pessoas e decida", finaliza.

As eleições 2024 ocorrem em todo o país em 06 de outubro deste ano.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais