ELEIÇÕES 2024: Fernando Roncada (PSD) renuncia à candidatura à Prefeitura de Tarumã
Adriana Roncada deve ser a indicação da coligação para assumir a candidatura
Redação AssisCity
- 16/09/24
- 17:00
- Atualizado há 9 semanas
Na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, Luiz Fernando Roncada da Silva (PSD) oficializou sua renúncia à candidatura à Prefeitura de Tarumã. A decisão foi tornada pública às 17h, após a apresentação de uma declaração de renúncia, protocolada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), conforme consta nos autos do processo nº 0600350-70.2024.6.26.0290.
Roncada enfrentava uma batalha judicial desde que sua candidatura foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral devido a condenações por improbidade administrativa, que resultaram na suspensão de seus direitos políticos. Seu status de candidatura no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE ainda consta como "Inelegibilidade Infraconstitucional", com indeferimento, porém ainda em prazo de recurso.
Segundo informações a que o Portal AssisCity teve acesso, a Coligação Tarumã de Todos Nós, formada por PSD, PL, MDB e Podemos, deverá indicar Adriana Balejo Roncada, esposa do agora ex-candidato, para substituí-lo na corrida eleitoral. Adriana é vereadora da atual legislatura e também já atuou como secretária na administração de Tarumã. O candidato a vice-prefeito, Valdemar Fadul, permanece o mesmo na nova chapa.
A substituição da candidatura foi realizada no último dia permitido dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, que permite a troca de candidatos nas Eleições 2024 em casos de renúncia, indeferimento ou cassação. Ainda segundo a Justiça Eleitoral, partidos políticos e coligações têm a possibilidade de substituir candidatos até 20 dias antes das eleições o que culmina neste dia 16 de setembro. O prazo vale tanto para os cargos do executivo quanto para os cargos do legislativo.
A defesa de Roncada, conduzida pelo advogado Renato de Genova, ainda não se manifestou publicamente sobre a renúncia. O candidato enfrentava pressões devido às condenações que comprometeram sua elegibilidade, conforme previsto pela Lei Complementar nº 64/1990, que trata da inelegibilidade por ato doloso de improbidade administrativa.
O Portal AssisCity continuará acompanhando os desdobramentos do caso e trará novas informações conforme forem divulgadas.
Continuam na corrida eleitoral pela Prefeitura de Tarumã:
- Fernandes Baratela (Republicanos);
- Silvio do Bolão (PDT);
- Engenheiro Cícero (PT);